Ironbound Soccer Club promoveu iniciativa conjunta com a Premier League Summer Series

Decorreu, no passado dia 26 de Julho, no Riverfront Park Soccer Field, uma iniciativa da Premier League em conjunto com o Ironbound Soccer Club.

A Premier League, Liga de Futebol Profissional Inglesa esteve durante os dias 22-30 Julho nos Estados Unidos, com o torneio “PREMIER LEAGUE SUMMER SERIES”, ou seja, equipas inglesas jogaram em diversas cidades do país em jogos de preparação para o inicio da época. Foram as seguintes as equipas que participaram deste torneio: Chelsea, Brighton & Hove Albion, Fullham, Brentford, Newcastle United e Aston Villa, que jogaram nos estados da Pensilvânia, New Jersey, Georgia, Florida e Maryland.

Com esta iniciativa, a Premier League incentivou junto dos clubes que participaram a que os seus departamentos comunitários enviassem representantes para desenvolver actividades junto das comunidades em que os clubes iriam jogar. Em New Jersey foram escolhidas três cidades e uma delas foi Newark, pelo que os jovens do Ironbound Soccer Club tiveram a oportunidade de passar um dia com treinadores da Premier League dos clubes do Fullham, Newcastle United e Brighton & Hove Albion F.C. Também aconteceram iniciativas em Philadelphia.

Al Coutinho explicou em entrevista ao LUSOAMERICANO o que consistiu este dia de actividades: “Para nós, Ironbound Soccer Club, foi uma honra termos sido escolhidos para trabalharem connosco e podermos trazer esta experiência aos jovens do nosso clube. As actividades tiveram duas vertentes. Numa os jovens participaram num programa de três horas onde foi desenvolvida uma vertente mais pedagógica, e depois foram realizadas sessões de campo para os jovens terem uma pequena experiência de como se treina nas academias profissionais de Inglaterra.” Estas actividades foram encabeçadas por treinadores de cada clube, e esteve ainda presente um coordenador da Premier League. No total, esta iniciativa contou com a participação de 40 membros do clube das camadas mais jovens. “O Ironbound Soccer Club pretende, acima de tudo, conseguir criar oportunidades para que os nossos jovens participem em actividades e tenham boas experiências. Estamos muito contentes com o resultado, correu espectacularmente bem”, disse Al Coutinho. Estas actividades aconteceram anteriormente ao jogo entre Brighton e Newcastle no Red Bull Arena, em Harrison, na passada sexta-feira, 28 Julho.

Mark Pedrick trabalha em Inglaterra para o Brighton & Hove Albion F.C., onde é o gerente desportivo da fundação do clube. Ao falar com o LUSOAMERICANO contou-nos que “parte do meu trabalho é realizar actividades junto da comunidade onde o clube está inserido, com crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos [summer schools e half-day centers]”.

Outro dos treinadores presentes nas sessões foi Andy Foster, que ao falar em exclusivo com o LUSOAMERICANO explicou que “a Premier League pediu aos membros do departamento das comunidades de cada clube que enviassem um membro para os representar, e um treinador para dinamizar treinos e actividades nas comunidades onde os clubes jogaram durante as suas digressões de pré-época”.

No 2º dia de actividades em que este participou estiveram com os jovens talentos do Ironbound Soccer Club. Na Inglaterra trabalha para o Newcastle United e também com crianças e jovens, pois faz parte do departamento comunitário do clube e parte do trabalho da fundação é dinamizar actividades com os mais novos.

Está a gostar da experiência?
“Tem sido brilhante, muito diferente. Na terça-feira estivemos a treinar o “Boys and Girls Club”, muitas crianças entusiasmadas para vivenciar pela primeira vez o futebol, e hoje está a ser diferente porque estes rapazes do Ironbound Soccer Club já jogam a um nível impressionante”, revelou Andy Foster. E continuou: “Há, sem dúvida, talento, e parece que o futebol está a crescer. Fiquei surpreso por perceber que os mais novos preferem jogar futebol (“soccer”) a futebol americano ou basquetebol, que são desportos muito mais predominantes neste país”. Andy Foster transmitiu a sensação de que o futebol só terá razões para crescer cada vez mais no país. Kayleigh Bowers foi a terceira treinadora presente e que representa o Fullham.

No final das actividades, com os pais e encarregados de educação presentes, o coordenador da Premier League, San Edwards, dirigiu-se a todos explicando um pouco em que consistiram as actividades ao longo do dia, e permitindo aos jovens demonstrar alguns dos conhecimentos adquiridos. Agradeceu ainda ao Ironbound Soccer Club pela cooperação, ajuda e disponibilidade dos treinadores presentes do Ironbound Soccer Club (Alex Velazquez, Steve Amorim, Jason Ferreira e Danny Rodriguez), e Al Coutinho foi ainda presenteado por parte do treinador representante do Newcastle United com uma ‘t-shirt’ assinada por todos os jogadores da equipa como forma de reconhecimento ao clube.

Foi uma iniciativa que deixou os participantes visivelmente felizes e entusiasmados com o desporto. Foram ainda premiados com kits oferecidos pela Premier League.