Newark – Arte urbana: Inaugurado mural na região central da Brick City
Ocupando 4 mil pés quadrados, o novo mural pintado na região central de Newark, NJ, é quase do mesmo tamanho de uma quadra de basquetebol da liga NBA (4.700). A obra de 60 pés de altura cobre uma parede lateral do 2 Treat Place, na área comercial da maior cidade do Estado Jardim. Este é o maior trabalho criado pelo artista plástico ganês Mohammad “Moh” Awudu.
No sábado (29), o “mayor” Ras Baraka e sua esposa, Linda Baraka, juntaram-se às autoridades municipais, representantes do Four Corners Public Arts, além do próprio artista, para a inauguração do mural batizado de “Sankofa”, que significa no dialecto africano de Awudu: “Retorne e conquiste”.
Baraka disse que “Sankofa” poderia ser usado “como um slogan da cidade de Newark, pois reflete as origens de nossos residentes, o que passaram e para onde vão”.
“Nós usamos as nossas lições do passado”, disse ele. “Nós construímos baseados na visão e sucesso dos nossos pais e avós. Nós bebemos do conhecimento ancestral que carregamos connosco, utilizando-o como uma luz guia através dos nossos desafios actuais. Nós honramos nossas tradições e garantimos o nosso futuro”.
A esposa do “mayor”, Linda Baraka, frisou que Newark possui uma relação antiga com a “cidade irmã” de Kumasi, a capital ao sul da região de Ashanti em Gana.
Awudu, de 37 anos, nasceu e cresceu em Nima, um subúrbio na região metropolitana de Accra. Ele chegou a Newark em Junho para apresentar-se no AfroBeat Fest, um evento que Linda ajudou a coordenar. Ele explicou que a expressão “Sankofa” visa encorajar as pessoas a aprender com o passado e prosperar no futuro. “Esse mural representa uma verdade universal: cada um de nós, não importa a cultura, raça ou crença, guardamos no interior a chave da compreensão e liberação”, disse o artista.
“Se vivermos o suficiente para sermos guiados pelas batidas de nossos corações, encontraremos o caminho para cada resposta que precisamos. Respostas enraizadas no amor e um espírito generoso”, acrescentou.
O mural retrata uma mulher trajando um turbante (dukus) vibrante cercada por caligrafia islâmica e imagens africanas que simbolizam unidade, perseverança, coragem e a supremacia de Deus. Várias aves migratórias compõem o fundo da mais nova arte urbana no centro da cidade.