ROSTOS DO FOLCLORE PORTUGUÊS NA AMÉRICA

• Michelle Medeiros, do “Culturas de Portugal” (Waterbury, CT)

Michelle Medeiros, de 31 anos, é uma das dançarinas da actual formação do Rancho Folclórico ‘Culturas de Portugal’, associado ao Clube Português de Waterbury – no estado norte-americano de Connecticut.

Medeiros nasceu em Waterbury, filha de emigrantes portugueses de Lisboa (a mãe) e Moçambique (o pai); depois de ter feito o liceu em Naugatuck, cursou Saúde Pública na Southern Connecticut State University, seguindo posteriormente para a MASS College of Pharmacy and Health Science, onde obteve o mestrado em Saúde Pública, Epidemiologia e Doenças Infecto-contagiosas.

É precisamente nessa área em que actrualmente trabalha, afecta ao Hartfortd Hospital.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Michelle Medeiros, de 31 anos, é uma das dançarinas da actual formação do Rancho Folclórico ‘Culturas de Portugal’, associado ao Clube Português de Waterbury – no estado norte-americano de Connecticut

Michelle Medeiros juntou-se ao ‘Culturas de Portugal’ em 2010, como dançarina, e diz: “Sou o primeiro elemento da minha família no folclore, actividade a que desde sempre me quis ligar”.

Como forma de se manter ligada às raízes, a técnica de epidemiologia e saúde pública procura ir pelo menos uma vez por ano a Portugal “visitar a família” – tal como aconteceu em Julho passado.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Com o dançarino Isaías Monteiro, com quem faz par de dança no rancho

O envolvimento no rancho folclórico, na sua óptica, não é apenas um passatempo ou uma forma de fazer amizades: “É muito importante que estejamos ligados a ele, porque, se não o fizermos e dermos continuidade a isto, a tendência ee que tudo acabe. Temos de tentar manter a cultura portuguesa viva. Quanto mais nos americanizarmos, menos propensão para nos dedicarmos a este tipo de coisas que nos ligam às origens”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *