Presidente Joe Biden saúda luta dos iranianos por liberdade
O presidente Joe Biden saudou o compromisso dos iranianos por um “futuro democrático e livre”, apesar da “repressão e violência contínuas”, por ocasião do aniversário da morte de Mahsa Amini por desrespeito das regras islâmicas de vestuário. Em comunicado, Biden destacou a importância de recordar o exemplo da jovem iraniana e elogiou a coragem de todos os cidadãos que foram “mortos, feridos ou presos pelo regime iraniano por exigirem pacificamente dignidade e democracia”.
“Como vimos ao longo do último ano, a história de Mahsa não terminou com a sua morte brutal. Ela ins- pirou um movimento histórico (…) que impactou e influenciou pessoas em todo o mundo que defendem incansavelmente a igualdade de género e o respeito pelos direitos humanos”, indicou.
Em 16 de Setembro de 2022, Mahsa Amini, uma jovem curda iraniana de 22 anos, morreu sob custódia da chamada polícia da moralidade, unidade encarregada de fazer cumprir o rigoroso código de indumentária das mulheres, gerando uma vaga de protestos na República Islâmica e ampla condenação internacional.