Presidente Zelensky leva otimismo ao Capitólio face a dúvidas dos republicanos 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, teve uma recepção muito mais tranquila do que as boas-vindas de herói que lhe foram oferecidas na visita realizada no ano passado, mas também comentários geralmente favoráveis sobre a ajuda de que diz precisar para evitar a derrota face à invasão russa, segundo a descrição da agência Associated Press (AP). 

. Traje informal durante a visita oficial: 

Vestido com o habitual traje verde-tropa, o líder ucraniano chegou ao Capitólio levando uma mensagem firme nas conversações privadas com líderes republicanos e democratas: os ucranianos têm um plano de guerra sólido e “estão a ganhar”, assegurou aos legisladores dos EUA, de acordo com o que relataram à AP, numa altura em que o mundo está atento ao apoio ocidental a Kiev. 

. Estadista conversou com líderes militares: 

Zelensky também conversou com líderes militares no Pentágono, onde foi cumprimentado pelo secretário da Defesa, Lloyd Austin, sem a habitual banda cerimonial ou fanfarra típica de uma visita de alto nível, antes do encontro previsto com o homólogo dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca. 

. Líderes republicanos questionaram acção ucraniana na guerra: 

A AP refere que, no Congresso, os líderes republicanos pressionaram-no em relação à contraofensiva da Ucrânia para retomar território ocupado pelas forças invasoras russas, à medida que a guerra se aproxima da marca de dois anos sem grandes avanços territoriais nas linhas fortemente defendidas da Rússia. Zelensky “admitiu que é difícil, muito difícil superar defesas entrincheiradas”, disse o sena- dor independente Angus King. “Eles (ucranianos) acreditam que farão um progresso lento, mas constante”.


. Porta-voz da Câmara dos Deputados recusou- se a saudar o estadista ucraniano: 

O presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, que enfrenta oposição no apoio à Ucrânia entre seguidores alinhados com o ex-presidente Trump, optou por não se juntar à saudação ao líder ucraniano perante as câmaras, o que deixou campo aberto para o líder democrata do hemiciclo, Hakeem Jeffries, escoltá-lo para o Capitólio. 

. Estadista explicou alguns detalhes sobre a ofensiva ucraniana: 

Mas o congressista republicano Mike Turner, presidente da Comissão de Informações da Câmara, disse que Zelensky, na sua reunião com legisladores, “deu detalhes sobre a ofensiva que foram muito positivos e as suas metas e objectivos de longo prazo. As pessoas na sala apreciaram e apoiaram”. 

Falando aos jornalistas após a reunião, o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, Michael McCaul, minimizou a dissidência republicana sobre a manutenção do apoio à Ucrânia com verbas e armamento, comentando: “A maioria apoia isto”. 

No entanto, McCaul sublinhou que os legisladores precisam de confiança de que existe uma estratégia clara para a vitória.