ONU: Guterres pede ‘Pacto para o Futuro’ ambicioso e transformador 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, exortou esta quinta-feira (21) governantes de todo o mundo a redobrarem esforços durante o próximo ano para garantirem um “Pacto para o Futuro” “ambicioso e transformador”, com soluções para um mundo mais justo, pacífico e sustentável. 

Na abertura da Reunião Ministerial Preparatória para a Cimeira do Futuro, o líder da Organização das Nações Unidas (ONU) advogou que este evento agendado para setembro de 2024 será uma oportunidade única para reconstruir a confiança e alinhar as instituições e quadros multilaterais obsoletos com o mundo actual. 

“É mais do que uma oportunidade. É um meio essencial de reduzir riscos e criar um mundo mais seguro e pacífico“, sustentou. 

A ONU considera a Cimeira do Futuro uma “oportunidade única numa geração” de reforçar a governação global em prol das gerações atuais e futuras. 

O objetivo é chegar a acordo sobre um documento final conciso e orientado para a acção: o “Pacto para o Futuro”, que deverá ser aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo durante a Cimeira.