Sporting CP vence Rio Ave e iguala FC Porto no topo da I Liga
O Sporting sumou a quinta vitória em seis encontros na I Liga.
Com este triunfo, os ‘leões’ passam a somar 16 pontos, os mesmos de FC Porto e mais um do que o Benfica, com o Rio Ave a manter-se com cinco pontos, um acima da zona de despromoção directa. Os minutos iniciais foram de grande pressão por parte do Sporting, sufocando desde logo um Rio Ave incapaz de passar do seu meio campo com a bola controlada. Os leões colocaram a bola no fundo das redes aos sete minutos, num lance que não valeu, por fora de jogo de Paulinho no início da jogada, mas o golo a valer não tardou.
Marcus Edwards desmarcou Morita, que ficou na cara de Marcão, guarda-redes do Rio Ave, e este tocou para o lado, onde Paulinho surgiu a tocar para o fundo da baliza. O avançado ‘mostrou os dentes’ pela quinta vez no presente campeonato, igualando desde já – ao fim de apenas seis jornadas – o número de golos que assinou na edição de época passada da prova.
O Rio Ave tentou reagir, conseguiu finalmente chegar com bola ao meio campo do Sporting, mas não ameaçou Adan e foi mesmo o Sporting a voltar a marcar. Morten Hjulmand, que voltou a dar boa conta de si nos primeiros 45 minutos, recuperou a bola em zona alta, tocou para Edwards na esquerda e este até parecia ter perdido muito tempo quando, de ângulo apertado, quase junto à linha de fundo, surpreendeu Marcão com um remate rasteiro que só parou no fundo das redes. Pedro Gonçalves podia, por duas vezes, ter elevado para 3-0 ainda na primeira parte – enviando mesmo uma bola à trave – mas aos poucos o Sporting adormeceu, com a vantagem de dois golos. O Rio Ave aproveitou e entrou a mandar no jogo na segunda parte. Os vila-condenses chegaram mesmo a marcar, na sequência de um livre, nos minutos iniciais do segundo tempo, mas Costinha estava em posição irregular. A partir daí, e apesar de o Sporting não ter nunca conseguido voltar a mandar a 100 por cento no jogo, permitindo que o adversário encontra-se espaços para ter bola no meio campo leonino, o jogo foi perdendo motivos de interesse e o resultado não mexeu mesmo nos segundos 45 minutos.
A receção do Sporting ao Rio Ave foi vitoriosa para os Leões, mas as bancadas estiveram longe de estar cheias. Apenas 34.355 espetadores em Alvalade – o pior registo da temporada até ao Momento em Alvalade.