Chino: Celebrações em louvor do Divino Espírito Santo na comunidade lusa marcam o fim do verão na Califórnia
As festas do Divino Espírito Santo na Califórnia começam várias semanas antes do dia de Pentecoste, em geral sempre em Maio. De aí em diante, por toda a Califórnia nas comunidades portuguesas, as festas do D.E.S. são celebradas. No fim de Agosto, a cidade do Chino celebra esta festa, sendo provavelmente a última comunidade a fazê-lo. É uma celebração iniciada há mais de setenta anos e marcando esta data no início da sua existência. Nos últimos três anos, a festa foi feita por mor-domos e não pela direcção do salão. No fim do ano passado foi apresentada uma direcção liderada por Carlos Rocha, André Fagundes (VP), Thelma Rocha (tesoureira), Gerardo Batista (S), e membros Stephanie Fernandes, Paul Rocha, Jerry Fernandes, Christina Rocha e Kevin Rocha. Iniciou-se com o terço no início da semana e na última sexta-feira no Chino Fairgrounds começou a corrida à corda com touros e uns bezerros para os jovens. Uma noite cheia, mas com problemas de luzes pois apagaram-se no fim do primeiro touro e do primeiro bezerro.
Levou quase uma hora para resolver o problema e o último touro saiu da gaiola às onze da noite. Nem todos ficaram até terminar e os poucos aventureiros ainda levaram algumas marrradas dos touros. Foi a primeira vez em largos anos que tiveram as bancadas cheias e até a comida à venda foi esgotada.
No Sábado, houve terço e em seguida a apresentação das rainhas e aias 2023-24. Rainha maiores Breanna Fernandes, e Aias Kalia Brady e Madeline Cuddy. As mais pequenas todas elas menores de seis anos, Rainha Brooklyn Rocha e Aias Camilla Lim e Sharlotte Oliveira. A noite foi abrilhantada pelo conjunto de San Diego “Os Lusitanos”.
Já no Domingo, a procissão saiu do salão para a igreja Saint Margaret Mary onde a missa foi celebrada pelo Padre Rafael Partida. Ao regressar a procissão, o salão ofereceu as “sopas” a todos ali presentes. A procissão foi acompanhada por três filarmónicas, a de casa, Artesia e San Diego. No fim do almoço, houve concertos das mesmas.
Breana Fernandes, Rainha maior, contou-nos que Madeline já tinha sido rainha pequena e foi Aia dela, agora é a sua vez de ser Aia da Breana. Kalia também já tinha sido Aia. “Estou muito contente com a decisão de servir o salão com as minha amigas. Tinho ajudado no passado com coisas pequenas, e desta vez ajudo com uma razão maior”, conta-nos Breanna.
Carlos e Thelma Rocha, ambos na direcção do salão e com a sua filha como Rainha pequena, ficaram contentes como a festa foi feita e com a imensa ajuda que tiveram desde a cozinha, à procissão, à igreja, decoração, etc. “O Divino Espírito Santo fortaleceu-nos para que esta festa fosse feita e para que tudo corresse bem. Também tenho que dizer que não foi só a direcção, mas também o apoio da comunidade que permitiu que esta festa fosse feita,” diz o Presidente.
A sua esposa Thelma acrescentou, “Sendo tesoureira ao lado do meu marido, tem sido uma bela experiência e ao mesmo tempo uma bênção envolvendo a nossa filha como rainha pequena no meio disto tudo”. Na 2.ª feira, a festa terminou com o jantar de “pork and beans” para toda a comunidade.