ROBERTO MARTÍNEZ: ‘Gostaria de ter uma celebração frente à Islândia’
No final do jogo, Roberto Martínez, seleccionador de Portugal: “O jogo de hoje foi uma demonstração do trabalho destes jogadores no treino. Houve atitude, compromisso e, depois, uma reacção. Gostámos muito da primeira parte contra a Eslováquia [no triunfo por 3-2, na sexta-feira, para a sétima jornada da ‘poule’], mas não gostámos do segundo tempo. Os jogadores mostraram isso nesta primeira parte com a Bósnia e mantivemos a nossa baliza a zero.”
“Houve muitos sinais importantes. Como jogador e adepto, gostamos de [criar] memórias. Ganhar por 5-0 fora e ter [um recorde de] oito vitórias seguidas deixa-me muito satisfeito”, prosseguiu.
“A melhor forma de preparar o Euro2024 é continuar nos próximos jogos. Gostaria de ter uma celebração em Alvalade [frente à Islândia, em 19 de Novembro, para a 10.ª e última ronda]. Jogar em casa depois de um apuramento histórico é uma boa desculpa para uma celebração, uma festa. Vamos dar tudo”, disse ainda.
“Para mim e para a nossa equipa técnica, temos agora um trabalho muito difícil de escolher 23 jogadores. Em Portugal, temos mais de 23 [que podem ser convocados para a fase final], mas tentamos seguir o mesmo caminho”, justificou.
Sobre o peso por ter treinado algumas das melhores gerações de Bélgica e Portugal, Martínez afirmou: “Vejo com a naturalidade de encarar o próximo jogo, tendo a pressão de trabalhar bem e de extrair todo este talento de uma maneira colectiva. Portugal tem talento de alto nível, mas gosto mais do compromisso, da atitude.”