NOVA IORQUE. Conselho Consultivo reunido no Consulado-Geral

Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

Esteve reunido na sua segunda e última reunião anual o Conselho Consultivo do Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque. O encontro decorreu nas instalações daquele posto consular em Manhattan, sob orientação da cônsul-geral Luísa Pais Lowe.

Estiveram presencialmente os seguintes conselheiros: Tony Castro, Paulo Pereira, Nuno Marques, Bruno Machado, Gabriel Marques, Sílvia Curado e José Carlos Adão; participou à distância via zoom Gracinda Lavado, de Connecticut.

“Fizemos um ponto de situação do funcionamento do consulado-geral, de problemas por resolver e também os progressos registados”, afirma a cônsul-geral Luísa Pais Lowe ao jornal LUSO-AMERICANo. “Há sempre um debate sobre as questões mais importantes, do ensino da língua portuguesa a uma avaliação de todos os eventos que marcaram estes últimos meses, desde logo a visita do Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] à comunidade de Nova Iorque”.

A cônsul-geral sublinha o facto de ter-se tratado da última reunião do Conselho Consultivo com os dois actuais conselheiros das comunidades Bruno Machado e Gabriel Marques, que não se recandidata às eleições de Novembro próximo.

“Abordámos igualmente a questão das eleições e as tarefas que vão caber aos futuros conselheiros”, acrescentou.