LICEU DE NEWARK PREMIADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DOS EUA TEM VICE-DIRECTORA PORTUGUESA FORMADA PELA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

É portuguesa e formada pela Universidade de Coimbra a vice-directora do Technology High School da cidade norte-americana de Newark, em New Jersey, galardoado este mês com a certificação ‘National Blue Ribbon School 2023’.

A distinção, que este ano vai na sua 40.ª edição, é atribuída anualmente pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos como forma de reconhecer e homenagear “escolas de alto desempenho académico”, pode-se ler no mesmo portal acima incluído.

Contribuem para a atribuição do prémio o aproveitamento escolar dos alunos, assiduidade, a competência do corpo docente e outros factores.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A educadora portuguesa Soraia Mendes no seu gabinete de trabalho

“Para nós representa o auge, o resultado de anos de esforço, trabalho e muita luta”, afirma a vice-directora Soraia Mendes, fem entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Importa sublinhar ser um trabalho de equipa, entre professores, alunos, encarregados de educação e pessoal administrativo. Representa uma grande alegria para todos nós”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O liceu de Newark conquista a certificação ‘Blue Ribbon School’ do Ministério da Educação dos Estados Unidos

No dia 16 de Novembro próximo, a educadora portuguesa (numa comitiva a enquadrar ainda o superintendente escolar de Newark, Roger de León, e o director do liceu, Edwin Reyes) participará na gala de atribuição dos ‘Blue Ribbon Awards’, a decorrer em Washington, DC com a presença do Secretário de Educação, Miguel A. Cardona.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vice-directora junto a alguns dos reconhecimentos já recebidos após o prémio

Soraia Mendes nasceu em Tamengos, concelho de Anadia e tinha 2 anos de idade quando os pais (que já aqui estavam) a trouxeram para os Estados Unidos. Mendes viveu em New Jersey até aos 11 anos de idade, para, nessa altura, se voltar a fixar em Portugal, onde iria tirar Letras e Literatura Moderna (Inglês e Alemão) pela Universidade de Coimbra.

Em 2006, com o canudo nas mãos, regressa à América, obtém a equivalência ao sistema americano e, no ano seguinte, é contratada pelo Liceu East Side de Newark, NJ, onde dá início à sua carreira de professora a leccionar a cadeira de inglês.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Com dois alunos de origem portuguesa do liceu Technology High School

Soraia Mendes manteve-se 6 anos no Ironbound; há uma década, após ter obtido a certificação de ‘principal’, foi contratada pelo Technology High School, onde ainda se mantém.

Paralelamente à sua actividade a académico/administrativa em Newark, Mendes também dá aulas na Escola Portuguesa de Union.

A Technology High School é um liceu ‘magnet’ especializado em engenharia e matemática, com cerca de 700 alunos matriculados.

Para além de dois professores luso-americanos (à parte da vice-‘principal’), conta com inúmeros alunos de origem portuguesa.

“Como educadores, a nossa missão principal é ajudar a formar os cidadãos do futuro e encaminhar os alunos pelas carreiras que querem seguir e com as quais se sentirão realizados”, diz, a terminar, Soraia Mendes.