MUNDIAL DE RALIS: Finlandês Kalle Rovanperä sagrou-se bicampeão

O piloto finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) sagrou-se, domingo, bicampeão mundial de ralis ao terminar na segunda posição o Rali Centro Europeu, 12.ª e penúltima prova do campeonato do mundo, ganha pelo belga Thierry Neuville (Hyundai i20).

Rovanperä, que só precisava de bater o galês Elfyn Evans (Toyota Yaris) para festejar antecipadamente, concluiu a prova disputada na Alemanha, Áustria e República Checa a 57,6 segundos do vencedor, com o estónio Ott Tänak (Ford Puma) a ser o terceiro, a 1.52,8 minutos de Neuville.

Com este segundo lugar e o despiste de Evans no sábado, contra um celeiro, Rovanperä tornou-se no mais novo bi-campeão da história aos 23 anos e 29 dias, chegando aos 235 pontos, mais 44 do que Evans.

O ‘menino prodígio’ confirmou, assim, o talento que lhe é apontado desde tenra idade ao tornar-se, aos 23 anos, no mais novo bicampeão mundial de sempre.

O patrão da Toyota, o finlandês Jari-Matti Latvala, sublinhava, domingo, que os mais titulados pilotos da história do campeonato do mundo de ralis, os franceses Sébastien Loeb (nove títulos) e Sébastien Ogier (oito) começaram as suas conquistas aos 30 anos, Rovanperä é bicampeão com apenas 23 anos.

Depois de se ter tornado no mais novo campeão de sempre, em 2022, aos 22 anos, o filho do antigo piloto Harri Rovanperä deu mostras de maturidade na forma como geriu quando teve de gerir, atacando quando teve de atacar, cometendo menos erros do que os adversários.