NOVA IORQUE. Venda de sede de associação portuguesa rendeu 1 milhão de dólares

Por HENRIQUE MANO

A venda das instalações e recheio da sede do Centro Comunitário Português de New Rochelle (PCCNR), no condado nova-iorquino de Westchester, rendeu 1 milhão de dólares líquidos à colectividade – confirmou ao jornal LUSO-AMERICANO o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Tony Castro.

O PCCNR, fundado na década de 30 do século passado, tinha a sua sede no 109 da 4th Street.

Numa Assembleia Geral Extraordinária a ter lugar no domingo, dia 5 de Novembro, pelas 10:00 horas da manhã, no restaurante “Lusíadas”, em Mount Vernon, NY, será efectuada a apresentação de contas “sobre a venda do prédio e o futuro da nossa Associação”, pode-se ler na convocatória enviada aos associados a que o jornal LUSO-AMERICANO teve acesso.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do edifício que albergou o Clube Português de New Rochelle

O montante resultante da venda, pode-se ainda ler no mesmo documento, consta agora na conta do advogado (“escrow account”) que teve a transacção a seu cargo, Mario Demarco, de Port Chester, NY. Este “terá de apresentar outra petição perante o Procurador-Geral do Estado de Nova Iorque (NYSAG, na sigla em inglês) explicando como o dinheiro será investido” pelo PCCNR. “Depois de aprovado pelo NYSAG, o dinheiro será entregue à colectividade para ser investido” – expolica-se ainda na. convocatória.

Pelo facto de possuir estatuto de associação sem fins lucrativos e, logo, isenta do pagamento de impostos, o PCCNR está sujeito à aprovação do gabinete do NYSAG, ou seja, o Procurador-Geral do Estado de Nova Iorque.

“É altura de celebrar o passado e planear o futuro”, diz-se ainda, com um apelo também à participação de todos os associados no plenário.

O “Lusíadas” está localizado no 6 da Gramatan Avenue, em Mount Vernon, NY.