EUA. PORTUGUÊS FAZ HISTÓRIA COM VITÓRIA ELEITORAL NO ESTADO NORTE-AMERICANO DE CONNECTICUT

Por HENRIQUE MANO | News Editor

O português Roberto Alves venceu as eleições para o cargo de ‘mayor’ em Danbury, o 5.º maior centro urbano do estado norte-americano de Connecticut. O emigrante minhoto de Fafe não apenas se torna no primeiro Presidente de Câmara nascido em Portugal de Danbury, como devolveu ao partido democrata o controlo de uma das cidades mais vibrantes do ‘Estado Constituição’.

Roberto Alves, que veio para os Estados Unidos com 5 anos de idade, foi vereador-geral e o único luso-americano – em anos recentes – com assento no Conselho Municipal de Danbury.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’-eleito da cidade de Danbury, CT, Roberto Alves

Trata-se da segunda vez que Roberto Alves concorria ao cargo; em 2021, incentivado pela senadora estadual Julie Kushner, a democrata que representa em Hartford o Distrito Eleitoral 24, tentou, sem êxito, preencher a vaga deixada por Mark Boughton.

“Chegou a hora de elegermos um ‘mayor’ de origem portuguesa nesta cidade onde a nossa comunidade tem muito peso e contribuído para que seja um dos melhores lugares para se viver na América”, disse, na altura, ao jornal LUSO-AMERICANO, Roberto Alves, fazendo eco de um artigo do diário USA Today que em 2015 colocou a ‘Hat City’ em 2.º lugar na lista das cidades dos Estados Unidos com melhor qualidade de vida.

A primeira incursão política de Alves aconteceu em 2017, quando concorreu a vereador-geral e perdeu; dois anos depois repete a tentativa e é eleito.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada do edifício da Câmara Municipal de Danbury, CT

Alves nasceu em Fafe, filho de pai português, Augusto Alves, e de mãe brasileira filha de imigrantes portugueses, Isaura Alves; a família viveu no Brasil de 1986 a 1989, altura em que emigra para os EUA, tinha Roberto apenas 5 anos.

O candidato diz com orgulho ter feito toda a sua formação escolar no sistema público de Danbury, sendo agora ‘technical sales engineer’ para uma empresa local. Está casado com Robyn Wicks Alves, de quem tem dois filhos.

A sua ligação à comunidade lusa é de longa data: não apenas frequentou a ‘Escola Manuel Cipriano’ da Igreja do Imaculado Coração de Maria, como frequentou o Rancho Folclórico ‘Portugal Canta e Dança’ (foi dançarino e tocador de concertina) e fez parte da Banda Filarmónica ‘Filhos de Portugal’ como saxofonista.

O português Jorge Sousa, de 45 anos e natural de Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes), por seu lado, concorreu pela primeira vez a um cargo de natureza política (vereador-geral) mas não foi eleito, devendo vir, contudo, a integrar a equipa económica do novo ‘mayor’-eleito.

Localizada a nordeste da cidade de Nova Iorque, Danbury, no abastado condado de Fairfield, dista apenas 50 milhas da capital financeira do mundo e conta com aproximadamente 87 mil habitantes.

O Conselho Municipal de Danbury congrega 21 vereadores; chegou a incluir quatro de origem portuguesa, na década de 90 (acredita-se que Valdemiro Machado, já falecido, tenha sido o 1.º português ali vereador, tal como Helena Abrantes foi a primeira secretária municipal [city clerk] de origem lusa).