EUA COMUNIDADES. Vencedores e perdedores das eleições intercalares

Por HENRIQUE MANO | News Editor

As eleições intercalares de 7 de Novembro nos Estados Unidos produziram resultados positivos em alguns estados, nomeadamente Connecticut, com os candidatos de New Jersey que se atiraram à reeleição a conquistarem de novo a confiança do eleitorado. No entanto, nem todos os luso-americanos que foram a votos no ‘Estado Jardim’ foram eleitos…

Como seria de prever, a deputada estadual democrata Eliana Pintor-Marín foi reeleita no Distrito Eleitoral 29 de New Jersey (condado de Essex) com 6.297 votos (42,70% do eleitorado), tendo mesmo sido a candidata mais votada. Mantém-se assim a única luso-americana com assento na Assembleia Legislativa de New Jersey.

A concorrer sem oposição, Dina Grilo (que ganhou as primárias do partido democrata) mantém-se ‘mayor’ de East Newark, no condado de Hudson, tendo obtido 110 votos (94%).

No mesmo condado, o novato e republicano Jorge Santos não se conseguiu eleger comissário no Distrito Eleitoral 9, tendo ficado com 32,43% dos votos (1.918).

Já o democrata Delfim Sarabando conquistou mais um mandato de vereador em Harrison, com reeleito com 219 votos (99,55%).

Em Kearny, o ‘mayor’ em exercício, o brasileiro Peter Santana perdeu as eleições para a independente Carol Jean Doyle; Santana teve 30,78% dos votos, Doyle 37,50% e o republicano e luso-descendente Sydney Ferreira foi o 2.º mais votado, com, 31,37% dos votos.

Ainda em Kearny, o luso-americano José Rodrigues perdeu as eleições p[ara vereador pelo Bairro 2, tendo ficado com 46,98% dos votos.

No condo de Union, e entre os 4 candidatos ao Comité Escolar, a comissária lisboeta Maria Carvalho foi mesmo a mais votada, com 34,33% do eleitorado (3.862 votos), man tendo-se assim naquele órgão.

No município de Roselle, e depois de ter ganho as primárias do partido democrata, a portuguesa Isabel Sousa avançou  com 97,54% dos votos para o seu 1.º mandato como vereadora.

Em Bound Brook, o luso-americano Shawn Guerra perdeu as eleições para vereador, tendo tido 24,33% dos votos (649).

No condado de Middlessex, Julie Meira não conseguiu ser reeleita vereadora em South River, subtraindo assim um luso-eleito à contagem de políticos em New Jersey; ficou-se com 22,59% dos votos (1.145).

Na Pensilvânia, o ex-cônsul honorário José Luís Fernandes foi reeleito juiz com 73,39% dos votos a seu favor, mantendo-se assim no Philadelphia County Court of Common Pleas.