Ex-funcionário de governo de Obama detido por linguagem islamofóbica face a vendedor de rulote em Manhattan

Um antigo funcionário do Conselho de Segurança Nacional da altura em que Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos foi detido depois de terem sido divulgados vídeos que o mostram a utilizar uma linguagem islamofóbica e carregada de ódio contra um funcionário que trabalhava dentro de uma rulote em Nova Iorque.

Stuart Seldowitz, 64 anos, foi detido esta quarta-feira devido a acusações preliminares do crime de ódio e perseguição, assédio agravado de segundo grau, perseguição intimidatória e perseguição no emprego.

Antes de a detenção ser anunciada, Seldowitz confirmou à CNN, por e- mail, que era ele quem aparece nos vídeos, que foram gravados por um vendedor dentro do interior da rulote no Upper East Side de Manhattan e aparentam ser de dias diferentes.

Nos vídeos divulgados, Seldowitz goza com o Islão, insulta o homem sobre o seu estatuto de cidadão, acusa-o de apoiar o Hamas e faz referência à guerra entre Israel e o Hamas.

“Você apoia a morte de crianças pequenas”, disse o ex-funcionário do Conselho de Segurança Nacional ao vendedor, que respondeu: “Você é que mata crianças, não eu”. “Se matássemos 4mil crianças palestinianas, quer saber? Não era suficiente”, ripostou Seldowitz.

Nos vídeos em questão, Seldowitz também aparece a fazer comentários depreciativos sobre o profeta Maomé e ainda, o Islão.