Governo britânico revela tentativa de interferência da Rússia na política
O Governo britânico revelou ter descoberto tentativas de interferência dos serviços secretos russos na política do Reino Unido ao obter informações junto de deputados, jornalistas, funcionários públicos ou organizações cívicas, desde o ano de 2015.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros identificou o ‘Centro 18’, uma unidade dos serviços secretos russos (o FSB), como responsável por uma série de operações de ciberespionagem.
“Embora alguns ataques tenham resultado na fuga de documentos, as tentativas de interferir na política e na democracia do Reino Unido não foram bem sucedidas”, garante o Governo britânico.
Entre os ataques que foram descobertos, estão ‘spear-phishing’: uma tentativa de obter informações sensíveis ou acessar a um sistema informático através do envio de mensagens falsas que parecem legítimas, a parlamentares de vários partidos políticos, pelo menos desde 2015 até este ano. Foi também descoberta pirataria informática de documentos comerciais entre o Reino Unido e os Estados Unidos que foram divulgados antes das eleições gerais de 2019 pelo então líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, e ainda o ataque de 2018 ao ‘Institute for Statecraf’.