Legionella detetada em dois chuveiros de escola secundária de Gondomar

A Parque Escolar revelou terem sido dois os chuveiros onde foi detetada na terça-feira a presença da bactéria ’legionella’ SPP, na Escola Secundária de Gondomar (ESG), no distrito do Porto.

“No âmbito do plano de manutenção e conservação preventiva da Escola Secundária de Gondomar, foram recolhidas amostras, tendo sido registada a presença da bactéria ‘legionella’ SPP, num chuveiro do balneário feminino e num chuveiro do balneário masculino”, assinala a Parque Escolar.

Num email enviado à associação de pais, a diretora da ESG, Lília Silva, comunicou que na inspeção preventiva feita por técnicos da Parque Escolar foi detectada a presença “num chuveiro” da “variante SPP da ‘legionella’ e não a mais grave, a pneumófila”, e que foi vedado o acesso aos chuveiros.

Lê-se ainda na resposta que “foram de imediato encetadas medidas de isolamento do local (incluindo o encerramento dos balneários), informada a direção da escola, realizado um choque químico e a limpeza e desinfeção com produto químico adequado”. A doença contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria.