CONNECTICUT | Danbury conta com mais duas figuras políticas luso-americanas (para além do ‘mayor’ Roberto Alves)

Por HENRIQUE MANO | Danbury, CT

A comunidade portuguesa de Danbury, estado de Connecticut, para além de ter eleito um Presidente de Câmara nascido em Portugal (Roberto Alves), também colocou no poder um outro candidato português ao Comité Escolar e um luso-americano no Conselho Municipal como vereador-geral.

Michael Coelho, de 54 anos, tem agora assento no Conselho Municipal como um dos apenas 4 republicanos entre os 21 que compõem aquele órgão legislativo municipal.

Natural de Danbury, onde nasceu filho de pai oriundo de Vila Franca da Serra (Gouveia) e mãe ítalo-americana, Michael Coelho passou de membro da Zoning Commission (para a qual fora eleito há 2 anos) a vereador-geral, tendo ainda o cargo de líder minoritário do Conselho.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ português Roberto Alves e o também português Al Almeida, eleito para o Comité Escolar – na cerimónia em que ambos tomaram posse

“Trata-se de uma forma de prestar serviço público e de dar voz à nossa comunidade”, afirma Michael Coelho, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Por outro lado, quero ser igualmente parte do sistema que vai controlar o que está na agenda do ‘mayor’ (os freios e contrapesos) e de que forma essa legislação é implementada”.

Pronto a cumprir o seu 1.º mandato de dois anos, Michael Coelho (que é responsável de projectos para uma empresa de construção civil em Norwalk, CT) diz-se preparado a “trabalhar com quem quer que seja” na resolução de questões como o ensino e formas de subsidiar o sistema escolar público “sem pesar na carga fiscal e sem danificar a imagem de que Danbury goza como uma das melhores 100 cidades do país”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador-geral Michael Coelho na cerimónia de tomada de posse

Já para o Comité Escolar da cidade, foi eleito o veterano Al Almeida, que nasceu em Vila Franca da Serra (“perto de Gouveia”, diz-nos), tendo emigrado com 10 anos para Danbury, onde também fez o liceu e de seguida se fez maquinista numa escola técnica local.

Eleito pelo partido democrata, já em 2015 concorrera, sem êxito, ao cargo de vereador e dois anos depois ao de ‘mayor’.

Al Almeida começou carreira militar em 1978, aos 18 de idade, e chegou a cumprir missão na Alemanha e na Guerra dos Iraque (onde serviu a dobrar). Reformou-se em Novembro de 2018 com a patente de major-sargento, devendo-se a si o Mural de Honra dedicado aos veteranos luso-americanos instalado nop Centro Cultural Português de Danbury.

O Comité Escolar de Danbury é composto por 11 membros.