SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: Consumo regular de café pode ajudar a prevenir
Uma meta-análise recente que examinou os dados de vários estudos sobre o mesmo assunto para determinar as tendências gerais concluiu que o consumo de café pode ajudar a prevenir e aliviar a síndrome do intestino irritável (SII).
A meta-análise espera dar sentido a relatórios contraditórios e, de facto, sugere que a protecção do café contra a SII pode não se aplicar a todos.
De acordo com a meta-análise, as pessoas que bebem café têm 16% menos probabilidades de desenvolver SII do que as pessoas que não bebem café. Isto aplica-se às pessoas que bebem qualquer quantidade de café regularmente.
A análise baseou-se em oito estudos que cumpriam as normas de análise dos investigadores, seleccionados de um grupo inicial de 187 estudos identificados nas bases de dados EMBASE, PubMed e Cochrane Library até 31 de Março de 2023.
Para se qualificarem, os estudos tinham de ser aleatórios, controlados ou transversais, centrados na correlação entre o consumo de café e a SII. Também tinham de estar em inglês.
Os oito estudos finais incluíram 432.022 indivíduos.
A meta-análise postula que as conclusões contraditórias de estudos anteriores podem ter a ver com a complexidade do café.
Este contém mais de uma centena de compostos, que podem variar consideravelmente consoante a sua origem, a forma como foi torrado, os tipos de moagem e o seu método de preparação.
Estes pormenores nem sempre são delineados nos estudos.
Muitos dos estudos também se basearam em questionários de auto-relato relativos tanto ao café como à SII, o que pode causar erros de classificação e problemas de confusão.
Os autores da meta-análise sugerem que a ligação entre as duas tem a ver com as moléculas bioactivas do café.
O investigador principal do estudo, Dr. Qin Xiang Ng, da Universidade Nacional de Singapura, explicou que o café é uma bebida rica em polifenóis que contém vários compostos bioactivos, tais como polifenóis, diterpenos, trigonelina e melanoidinas.