Porto: STCP troca 24 viaturas a gasóleo por 48 autocarros eléctricos, que representaram um investimento de 19,2 milhões de euros
Com mais 48 autocarros eléctricos na frota, a STCP passará a operar com 444 veículos.
A presidente do Conselho de Administração da operadora, Cristina Pimentel, explicou após a apresentação dos novos autocarros, que a frota já contava anteriormente com 20 veículos eléctricos, mas 15 dos mesmos já eram “mais antigos”.
“Com a aquisição destes 48 autocarros, a frota da STCP é aumentada para 44 veículos, retirando ao serviço 24 veículos a gasóleo”, explicou aos jornalistas. O objectivo da empresa é em 2027 ter 50% da sua frota eléctrica. Até ao final do ano, serão adquiridos mais 20 veículos.
Questionada sobre co- mo tem decorrido, com o aumento da frota, a consequentes contratação de novos motoristas, Cristina Pimentel adiantou que a empresa “contrata motoristas praticamente todos os meses”. ”Nos nossos quadros, temos 960 motoristas e estamos permanentemente em contratação para cumprir o contrato com os nossos accionistas (os Municípios do Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo)”, acrescentou. Os novos veículos foram apresentados na estação de recolha da STCP no Porto. A cerimónia contou com a presença de todos os presidentes da câmara destes municípios, menos o de Valongo e de Matosinhos, tendo vindo em sua substituição o vice-presidente Carlos Mouta.