Morreu Alexei Navalny, principal opositor de Putin

Alexei Navalny, principal opositor de Putin, faleceu hoje, sexta-feira, aos 47 anos, numa colónia prisional no Ártico onde cumpria uma pena de 19 anos, e para onde tinha sido transferido o ano passado.

Segundo os serviços prisionais russos, a causa da sua morte está a ser investigada, no entanto adiantaram que Navalny sentiu-se mal após uma caminhada, perdendo “a consciência quase de imediato”. A equipa médica tentou reanimá-lo durante mais de 30 minutos, acabando por ser declarado como morto.

Putin foi informado da morte, de acordo com Dmitry Peskov, porta-voz da presidência russa, que negou qualquer envolvimento.

Navalny foi o maior opositor do regime de Vladimir Putin, lutando contra a corrupção fiscal oficial e organizando grandes protestos anti-Kremlin. Sofreu uma tentativa de envenenamento em 2020 à qual sobreviveu, e a razão por detrás da sua transferência para a prisão do Ártico, demandada pelo Kremlin, foi mais uma tentativa de o forçar ao silêncio e evitar a sua interferência nas eleições legislativas que irão acontecer este ano, e às quais Putin é apontado como o vencedor.