Responsáveis pela morte de Navalny vão ser identificados e sancionados, segundo Josep Borrell
A União Europeia (UE) vai procurar identificar os responsáveis pela morte de Alexei Navalny, maior opositor de Vladimir Putin, para que estes possam ser sancionados, anunciou na passada segunda-feira Josep Borrell.
“Vamos rever a lista das nossas sanções”, disse o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, numa conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, para o qual foi convidada a viúva de Navalny, Yulia Navalnaya.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus emitiram uma declaração na qual expressaram a sua indignação pela morte de Navalny, pela qual responsabilizaram o presidente russo, e o seu regime.
Transmitiram as suas condolências a Navalnaya, que deixou claro durante a sua participação no Conselho que “Putin não é a Rússia e a Rús-sia não é Putin”, afirmou.
O chefe da diplomacia da UE reconheceu a dificuldade em identificar os responsáveis, mas que mesmo assim não poupará esforços para “responsabilizar dirigentes e as autoridades russas