Newark Public Schools gastará $4.5M para converter antiga escola em museu
O Newark Public Schools vai despender de $4.5 milhões para criar um museu no edifício de uma escola, vendido há anos atrás pelo valor de $650 mil, segundo mostram registos públicos.
O contrato de recompra e reabilitação do edifício da histórica State Street School (pelo valor anteriormente anunciado) foi revelado esta semana depois do juiz do Superior Court ter forçado o distrito a revelar os conteúdos do contrato entre o distrito e o dono actual do imóvel.
O valor que o Newark Board of Education está previsto pagar ao real estate developer Hanini Group, para comprar aquela que foi a primeira escola do distrito para crianças negras durante o tempo de segregação na educação, é $4,4999,990 a mais do que o superintendente Roger León diz que o distrito pagou pelo edifício quando ele, durante uma reunião do school board, disse apenas valer $10.
O pagamento previsto requeria um pré-pagamento inicial de $2.5 milhões dentro dos 30 dias do acordo; $1 milhão dentro de 10 dias da conclusão de 50% do projecto, mas não antes do que dia 1 de Janeiro de 2024; e $1 milhão dentro dos 10 dias da “conclusão substancial” do mesmo.
“Os montantes estipulados refletem os custos de construção com os quais o grupo Hanini concorda em cortesia ao NBOE (Newark Board Of Education)”, segundo declara o acordo litigioso.
O acordo estipula que o grupo construtor não procurará reembolso do conselho escolar pelos custos de construção anteriores antes do acordo, que afirmam equivaler a $2 milhões.
A histórica escola localizada no n.º 15 da State Street, foi inaugurada em 1845, e encerrada no ano de 1950.
É considerada o edifício mais antigo da cidade de Newark.