Serviços funerários recusaram-se a transportar corpo de Navalny no dia do funeral

A equipa de Alexei Navalny disse recentemente que os serviços funerários se recusaram a levar o seu corpo para a igreja em Moscovo onde estava prevista a realização do funeral nesta sexta-feira.

“É uma pena. Os motoristas do carro funerário recusam-se agora a tirar Alexei da morgue”, lamentou na rede Telegram Ivan Zhdanov, um dos colaboradores próximos do opositor político do regime russo.

“Primeiro, não nos foi permitido contratar uma funerária para nos despedirmos de Alexei. E agora, quando o funeral deveria acontecer na igreja, os funcionários funerários informam que nenhum carro funerário levará o corpo”, indicou a sua equipa nas redes sociais.

Segundo a equipa, os agentes funerários “receberam contactos de desconhecidos, ameaçando-os para que não levassem o corpo de Alexei para lugar nenhum”.

Desde a entrega do corpo de Alexei Navalny à sua mãe, no passado sábado, a equipa procurava um local para uma “despedida pública”, mas foi rejeitado qualquer pedido.
As cerimónias fúnebres aconteceram esta sexta-feira, dia 1 de Março (de manhã pela hora de Portugal) duas semanas antes das eleições presidenciais na Rússia, que deverão confirmar Vladimir Putin reeleito sem oposição.

O velório durou meia hora e milhares de pessoas, entre eles muitos jovens, juntaram-se fora do cemitério para lhe prestar uma última homenagem, desafiando as autoridades russas que tinham anunciado não serem permitidas manifestações ilegais.