Suécia torna-se oficialmente o 32.º membro da NATO
“É oficial – a Suécia é agora o 32.o membro da NATO, tomando o seu legítimo lugar na nossa mesa”, escreveu o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg na rede social X.
A adesão da Suécia, desencadeada pela invasão russa da Ucrânia e conseguida após dois anos de intensas negociações, ocorreu esta quinta-feira num cerimónia em Washington. “Coisas boas acontecem para aqueles que esperam”, foram as palavras do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ao aceitar os documentos de adesão do primeiro-ministro da Suécia, após a ratificação feita pelos outros 31 membros.
“A adesão da Suécia torna a NATO mais forte, a Suécia mais segura e toda a Aliança mais segura. Estou ansioso por hastear a bandeira (da Suécia) na sede da NATO na segunda-feira”, acrescentou Stoltenberg.
“Uma Europa mais soberana, em particular na defesa, é vital para fortalecer a Organização do Tratado Atlântico Norte. Por isso, estou satisfeita com a adesão da Suécia”, escreveu Ursula von der Leyen no X, considerando o momento “histórico”.