‘Luz verde’ à Bósnia-Herzegovina para começar negociações formais de adesão à União Europeia

O Conselho Europeu, reunido esta quinta-feira em Bruxelas, aprovou a abertura de negociações formais de adesão com a Bósnia-Herzegovina, anunciou o presidente da instituição, sublinhando que o lugar de Sarajevo é na “família” da União Europeia (UE).

“O Conselho Europeu acaba de decidir abrir negociações de adesão com a Bósnia e Herzegovina. Parabéns! O vosso lugar é na nossa família europeia”, anunciou Charles Michel, numa publicação na rede social X (antigo Twitter), onde aparece ao lado da primeira-ministra da Bósnia, Borjana Kristo.

De acordo com o presidente do Conselho Europeu, “a decisão de hoje constitui um passo fundamental na caminhada [de Sarajevo] rumo à UE”.

“Agora é necessário continuar o trabalho árduo para que a Bósnia-Herzegovina avance de forma constante, como é desejo do vosso povo”, adiantou.

Em meados de Março, a Comissão Europeia propôs ao Conselho (ao nível dos Estados-membros, ao qual cabe tomar a decisão) a abertura de negociações formais de adesão à UE com a Bósnia-Herzegovina.

O executivo comunitário argumentou que Sarajevo já tinha “nível necessário de conformidade com critérios de adesão” à União Europeia.

Na altura, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sublinhou que Sarajevo deu “passos impressionantes” e está agora “totalmente alinhado” com os requisitos impostos por Bruxelas.