NEWARK, NJ | Inaugurado centro de reintegração e ajuda para jovens locais
Segundo dados revelados pela Newark Opportunity Youth Network, perto de 4 mil jovens entre idades como os 16 e 20 anos, não frequentavam a escola antes da pandemia. Cerca de mais 3 mil, entre idades como os 15 e 21 anos, estavam em risco de desistir dos seus estudos sem obterem um diploma de conclusão do ensino secundário.
Os mesmos especialistas estimam que desde a pandemia covid-19 estes números aumentaram.
Há procura de contrariar esta tendência, a cidade de Newark anunciou na passada terça-feira (26 de Março) em parceria com as escolas públicas da cidade, a abertura de um “Re-engagement Center” – local que permitirá a jovens entre os 13 e 24 anos reconectarem-se com programas de ajuda para a obtenção de um diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente.
Tyreek Rolon, director do programa de desenvolvimento das forças de trabalho da cidade “Newark- WORKS”, e do Programa de Emprego de Verão Juvenil, sabe exactamente o que é dar uma volta à sua vida, porque ele mesmo o fez.
Com 31 anos, arranjou trabalho a recolher lixo da cidade enquanto frequentava o Essex County College, em 2016, tendo eventualmente conseguido uma bolsa de estudo na Rutgers University. Isto levou-o à sua actual posição como director.
O centro de reintegração irá funcionar em coordenação com o departamento de Prevenção de Violência e Recuperação de Trauma (OVPTR) da cidade.
“No meio de desafios imponentes e desigualdades assustadoras, este centro destaca-se como um farol de luz, um farol que guia nossos jovens de volta às margens do conhecimento e da oportunidade”, disse a directora da OVPTR, Kyleesha Wingfield-Hill.
Como muitos sabem, o ‘mayor’ de Newark, Ras J. Baraka, foi professor e director do Central High School em Newark, arrecadando nestes cargos 23 anos de experiência nas escolas públicas da cidade.
“Vamos ser capazes de cativar jovens onde eles estão e direciona-los para o melhor caminho, motivando-os para seguirem o caminho necessário para serem bem-sucedidos”, disse o ‘mayor’.
Segundo o mesmo e sem fornecer números concretos, o financiamento para o espaço e programa vêm de subsídios para o Desenvolvimento da Força de Trabalho, complementados com fundos da cidade.
O Superintendente Roger León disse que o centro irá ajudar a com a resolução de conflitos e aconselhamento, já que irá incluir orientação para consumidores de drogas.
“Este centro vai reintegrar a nossa juventude, quer tenham sido eles suspensos das escolas, ou tenham desistido comparecer às aulas”, disse León. “Não só os colocará no caminho certo, mas também nós próprios os iremos ajudar até chegarem à linha da meta”, completou.
Karen Gaylord, directora executiva do Conselho de Desenvolvimento dos Trabalhadores de Newark, foi responsável por fazer a apresentação do espaço aos presentes no evento. O centro localiza-se no Newark One-Stop Career Center, que se encontra em fases finais de conclusão.
“O sistema ‘one-stop’ é projectado para ajudar as pessoas que terão mais dificuldades, os mais desafios para se re-empregarem, pessoas com poucos estudos, pessoas com problemas com o sistema de justiça, e que estiveram longe da educação”, disse Gaylord. “Pessoas que não têm um diploma do ensino secundário… precisamos ajudá-las a conseguir isso.”
Antes do novo centro inaugurar no n.o375 da McCarter Highway, o Newark Youth One-Stop Career Center localizava- se no n.º 500 da Broad St., disse.
As instalações incluem salas de aulas e, às terça-feiras, uma aula de pré-aprendizagem de construção.
A mesma confessou estar contente por ver mulheres nestas aulas de pré-aprendizagem, envolvidas, prontas e excelentes no que lá fazem.
Recentemente, o ‘Workforce Development Board’ recebeu $1.5 milhões do ‘NJ Build’, um subsídio estadual para mulheres e comunidades a entrar no mundo a construção. O projecto do ‘Gateway Tunnel’, antecipa proporcionar 72 mil vagas de trabalho na área da construção. Trabalhadores adicionais serão precisos para o pro- jecto “Route 7”.
“Levará-nos 5 anos para conseguirmos construir a equipa de trabalho que iremos precisar apenas nesses dois projectos”, disse Gaylord.