FC PORTO: Villas-Boas e Pinto da Costa fizeram as pazes
Após um batalha ‘dura’ nas eleições do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa e André Villas-Boas cumprimentaram-se com um grande abraço no Dragão Arena, o que provocou aplausos entre os presentes.
O momento de emoção teve lugar durante o embate da equipa feminina de voleibol, com o presidente eleito dos azuis e brancos a subir à tribuna de honra no final do segundo ‘set’ para cumprimentar o líder que ainda se encontra em funções.
Os dois acabaram por se abraçar, o que provocou grande emoção entre os presentes, que aplaudiram e cantaram o nome do ainda líder portista.
Entretanto, os novos órgãos sociais do FC Porto tomam posse em 7 de Maio, no Estádio do Dragão, comunicou o vice-campeão nacional de futebol.
André Villas-Boas vai ocupar o lugar do ainda presidente Pinto da Costa na direcção do FC Porto, enquanto António Tavares e Angelino Ferreira rendem José Lourenço Pinto e Jorge Guimarães na chefia da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal e Disciplinar, respectivamente, sendo Fernando Freire de Sousa o primeiro membro indicado para o Conselho Superior.
O ex-treinador da equipa de futebol ‘azul e branca’ tornou-se o 34.º presidente da história dos ‘dragões’ no sábado, ao impor-se nas eleições dos órgãos sociais, com 21. 489 votos (80,28%), quebrando uma série de 15 mandatos e 42 anos de Pinto da Costa, que juntou 5.224 (19,52%), com o empresário e professor Nuno Lobo a acumular apenas 53 (0,2%).
O ato eleitoral mais concorrido de sempre do FC Porto contou com a afluência de 26.876 associados ao Estádio do Dragão, sendo ainda contados 73 votos em branco e 37 nulos.
A inédita eleição de André Villas-Boas, de 46 anos, implica o fim do ‘reinado’ presidencial de Pinto da Costa, de 86 anos, que já comandava o FC Porto desde 17 de Abril de 1982, tornando-se, desde então, o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.
35 dias de suspensão
Entretanto, Pinto da Costa foi punido com 35 dias de suspensão devido a críticas à arbitragem após o encontro no Estoril, da I Liga, anunciou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Em comunicado, a secção profissional refere que o dirigente, de 86 anos, foi punido com mais de um mês de castigo e 5.610 euros de multa por “lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa”, em função das declarações prestadas no final da derrota da equipa orientada por Sérgio Conceição na Amoreira (1-0), em 30 de Março, para a 27.ª jornada.
Pinto da Costa acusou o árbitro principal António Nobre de “não ter condições para estar a apitar” a visita do FC Porto ao Estoril.