I LIGA: Taremi despede-se do Dragão com golo decisivo
O FC Porto despediu-se, domingo, dos seus adeptos em 2023/24 com uma tardia reviravolta vitoriosa frente ao ‘vizinho’ Boavista (2-1), na 33.ª jornada e penúltima jornada da I Liga de futebol, conseguida graças ao avançado iraniano Taremi.
Em noite de despedida do Estádio do Dragão, no Porto, onde alinhou nas últimas quatro temporadas, o futuro reforço do campeão italiano Inter Milão saiu do banco de suplentes para selar o êxito ‘azul e branco’, aos 90+8 minutos, e chegar ao 90.º golo em 180 jogos.
A reviravolta começou a ser erguida por Zé Pedro, aos 81 minutos, ripostando o tento de Bruno Lourenço, aos 60, numa altura em que as ‘panteras’ já actuavam em inferioridade numérica, em função da expulsão com duplo cartão amarelo de Pedro Malheiro, aos 64.
Os ‘dragões’ fecharam em delírio o primeiro jogo cumprido desde a tomada de posse de André Villas-Boas como presidente do clube, num dia ‘manchado’ por buscas policiais à sociedade Porto Comercial e à loja do associado ‘azul e branca’, no âmbito da operação ‘Bilhete Dourado’, que fez 13 arguidos e motivou a apreensão de milhares de ingressos.
Face ao contexto, os Super Dragões, principal claque portista, boicotaram a sua habitual presença na bancada sul do estádio e viraram as faixas do avesso, optando por ficarem agrupados nas imediações desse sector durante os 90 minutos do dérbi portuense, entre cânticos, bandeiras em punho e petardos rebentados.
O FC Porto reassumiu o terceiro posto, com 69 pontos, contra 68 do Sporting de Braga, quarto colocado, que visita na última ronda, ficando a um empate de terminar a I Liga no pódio e poder entrar directamente na fase de grupos da próxima edição da Liga Europa.