LIGA DE CLUBES ANUNCIA: Tecnologia da linha de golo a partir de 2025/26

A direcção da LPFP aprovou esta semana a implementação desta tecnologia (Goal Line Technology, GLT), para avaliação dos lances de golo, na sequência do projecto iniciado em 2020/21, e que já foi debatido pelos vários grupos de trabalho do organismo liderado por Pedro Proença.

A LPFP vai avançar com o concurso público, para as propostas de prestação deste serviço, num processo que vai ser acompanhado pela directora executiva da LPFP, Helena Pires, pelos clubes e pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Tendo em vista a utilização, em 2025/26, a LPFP vai avançar, no primeiro semestre de 2025, com um o período de adaptações infraestruturais e de testes à GLT.

A tecnologia da linha de golo (GLT) permitirá um reforço das ferramentas de defesa da verdade desportiva na I Liga a partir da temporada 2025/26, observou o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“É mais um instrumento para ajudar na defesa da verdade desportiva. Quando queremos que isso aconteça, todos os instrumentos serão poucos para poderem ajudar as equipas de arbitragem e as estruturas a tomar as melhores decisões. Essa é a obrigação de um regulador e a função da LPFP”, avaliou Pedro Proença, em declarações aos jornalistas.

A Liga inglesa foi pioneira na adopção desta tecnologia, em 2013, tendo já sido introduzida nos principais campeonatos de Itália, Alemanha, França e Países Baixos ou nas provas internacionais, envolvendo a Liga dos Campeões ou o Mundial e o Europeu de selecções.