Juíza admite erro em julgamento de atacante de Nancy Pelosi
Na sexta-feira, a juíza Jacqueline Scott Corly condenou David DePape a 20 anos de prisão pela tentativa de sequestro de Nancy Pelosi, ao invadir a sua casa em São Francisco, a 28 de Outubro de 2022. Acrescentou ainda à sentença, 30 anos pela agressão do marido, Paul Pelosi. Às penas máximas por ambos crimes, que serão cumpridas em simultâneo, foram descontados já 18 meses cumpridos.
No entanto, num documento judicial apresentado durante o fim-de-semana, a magistrada afirmou ter sido “um erro claro” da sua parte não ter dado a DePape a oportunidade de emitir uma declaração antes de lhe ser lida a sentença, como estipulado pela lei.
Nem os advogados de defesa de DePape nem os procuradores chamara a atenção para o lapso durante a audiência, no entanto, horas depois desta, os procuradores apresentaram uma moção em que referiam que o tribunal não tinha dado ao réu a oportunidade de “falar ou apresentar qualquer informação para atenuar a pena”.
Esta razão levou a que fosse remarcada uma nova audiência para o dia 28 de Maio, contudo a defesa de DePape opõe-se a levar novamente o cliente a tribunal.