I LIGA: ‘Encarnados’ cedem diante o ‘rei dos empates’
Benfica e Rio Ave empataram sexta-feira 1-1, na 34.ª e derradeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que os vila-condenses conseguiram arrancar a igualdade já nos descontos, aproveitando um erro fatal dos ‘encarnados’.
Num jogo típico de fim de época, em que ambas as equipas já não tinham grandes objectivos na classificação, os lisboetas adiantaram-se no marcador aos 32 minutos, por Kokçu, mas aos 90+3, Costinha, nu-ma grande penalidade a castigar um desvio com a mão de Florentino, impôs a igualdade.
Com este resultado, o Benfica, que já tinha o segundo lugar garantido, fechou a temporada com 80 pontos, a sete do líder e já campeão Sporting, que no sábado recebe o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves.
Já o Rio Ave, que elevou para 12 os jogos consecutivos sem perder, e estabeleceu um novo recorde no campeonato, com 19 empates numa edição da prova, fecha a temporada com 37 pontos, que lhe dão, à condição, o 11.º posto.
Os ‘encarnados’ apresentaram-se para este jogo final com quatro alterações na equipa titular, com destaque para as ausências de Rafa e Di María, que nem no banco de suplentes estiveram, e com Trubin e António Silva de fora do ‘onze’, para o qual entraram Samuel Soares, Morato, Rollheiser e Tengstedt.
‘O resultado é desapontante’
No final do jogo, Roger Schmidt, treinador do Benfica, afirmou: “Estou satisfeito com a prestação dos jogadores, num jogo que sabíamos que ia ser difícil. Criámos muitas chances de golo, marcámos um e tivemos várias oportunidades para decidir o jogo.”
“Acabámos por não o fazer e cedemos o penálti, que o Rio Ave aproveitou. O resultado é desapontante, mas foi importante termos mostrado atitude. Temos de melhorar algumas coisas e analisar esta época, para evoluirmos”, prosseguiu.
“Há algumas coisas que temos de fazer melhor, nomeadamente converter em golos as muitas oportunidades que criamos. Temos de ser mais eficazes para decidir os jogos”, disse ainda.
E concluiu: “Acabámos com 80 pontos, mas sabemos que podíamos ter muitos mais. Vamos trabalhar arduamente na pré-época, mas agora é tempo de descansar e aproveitar as férias, sobretudo os jogadores. Foi uma longa época, mas agora vamos começar do zero e lutar pelos títulos.”