NEW JERSEY | Projecto de lei exigirá que bicicletas elétricas sejam registradas e tenham seguro

Muitos são aqueles que utilizam bicicletas eléctricas no seu dia á dia, não passando despercebidas sempre que saímos de casa, principalmente no que toca à sua utilização para entregas de produtos ou comida. Os condutores estão agora preocupados com um novo projecto de lei que pode alterar o uso destes meios de transporte.

Um grupo de dezenas de pessoas juntou-se em representação de motociclistas e entregadores, no Grundy Park esta quarta-feira, em oposição ao projecto de lei anunciado pelo Senado. Se este se tornar lei, todas as e-bikes e e-scooters de baixa velocidade em New Jersey terão que ser registradas na Comissão de Veículos Motorizados e ter cobertura de seguro.

Testemunhos do quanto esta medida pode afectar vidas, já começaram a surgir. Karin Vanoppen é mãe e padece de um problema cardíaco que a fazia necessitar de um emprego mais flexível. O impulso extra que uma bicicleta eléctrica produz permite-lhe fazer o seu trabalho.

“O custo deste seguro equivaleria ao que minha bicicleta custou”, explicou a razão do seu descontento.

Já o grupo de representante mencionado acima, diz que não é apenas o aumento do custo de possuir uma bicicleta destas que prejudicaria os seus condutores, mas também, desencorajaria as pessoas de usar este meio de transporte que é mais ecológico.

O patrocinador do projecto de lei, o democrata e presidente do Senado, Nicholas Scutari, não fez comentários quando questionado sobre a legislação, mas a versão mais recente do

projecto de lei menciona várias vezes a intenção de garantir que os proprietários de bicicletas eléctricas respondam por possíveis acidentes.

“É possível pensarmos em um milhão de meios de transporte onde, se as pessoas embaterem em algo, se podem magoar – skates, bicicletas normais, até mesmo quando caminhamos-, disse Corey Hannigan, parte da Tri-State Transportation Campaign, “mas não precisamos de seguro para estes, certo?”

“A intenção devia ser o que podemos fazer para lidar com a violência no contexto do trânsito e as mortes neste contexto, no estado de New Jersey”, disse Emmanuelle Morgan, da Hudson County Complete Streets, “não em ter bicicletas eléctricas de baixa velocidade, que chegam a 20 milhas por hora, registradas”.

O projecto de lei foi agora encaminhado para o Comitê de Orçamento e Dotações do Senado.