NEWARK, NJ: GRANDIOSA PARADA DO DIA DE PORTUGAL
Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades na maior cidade de New Jersey – Newark – movimentaram perto de 250 mil pessoas no fim-de-semana de 7 a 9 de Junho. Muito embora tenha sempre o seu ponto alto com a gigantesca parada a percorrer a “Portugal Avenue” (Ferry Street), o 10 de Junho no Ironbound não se reduz a isso.
Ao longo dos três dias de festividades, realizaram-se espectáculos de música ao vivo num palco montado junto ao parque Peter Francisco (com atracções como Jorge Ferreira, Júlia Machado e os Deltónicos) e as barracas de comes-e-bebes alongavam-se por vários quarteirões.
Autoridades convidadas, incluindo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e o vereador Michael J. Silva
Vice-‘mayor’ de Newark e Mulher do Ano do Dia de Portugal, Lígia de Freitas
O vereador Michael Silva e o Presidente do Dia de Portugal, Fernando Grilo, com os homenageados deste ano
O grupo de bombos “Os Rouxinóis”, da Casa do Minho de Newark
Michael Silva e Fernando Grilo com os autarcas vindos de Portugal
Homem do Ano Tony Oliveira e Grand Marshal Carlos Vieira
Entidades desfilam na Portugal Avenue
António Matinho (jornal LUSO-AMERICANO), prémio Serviço Público
Membros luso-americanos da New Jersey State Police
Mayor Carol Jean Doyle e vereadora Marytrine de Castro, de Kearny, na tribuna de honra
Membros de origem portuguesa do Essex’s County Sheriff’s Office
A intervenção do vereador Michael Silva na tribuna de honra
Portuguese-American Police Association
O xerife Armando Fontoura, Luso-Americano do Ano, falando na tribuna de honra
A intervenção de Fernando Grilo, Presidente do Dia de Portugal
O mayor Ras J. Baraka com vereadores de Newark
Milhares de populares na Ferry Street para ver a parada passar
O xerife Armando Fontoura numa viatura do Essex’s County Sheriff’s Office
O secretário de Estado das Comunidades José Cesário e os conselheiros da Diáspora Açoriana David Pimentel e Katherine Soares
Vereador Michael Silva com membros da Associação de Comandos-USA
Maria Coutinho, vereador Michael Silva, Albert Coutinho e Billy Coutinho
A parada teve início às 3:00 da tarde de domingo, com a presença do Presidente da câmara de Newark Ras J. Baraka, dos secretários de estado das Comunidades e da Acção Social e da Inclusão José Cesário e Clara Marques Mendes, do embaixador de Portugal em Washington, DC Francisco Duarte Lopes, da vice-‘mayor’ (e Mulher do Ano) Lígia de Freitas, vereador Michael Silva (do Bairro Leste), da deputada estadual Eliana Pintor-Marín, do xerife Armando Fontoura (e Luso-Americano do Ano), da membro do Comité Escolar Helena Vinhas e da ‘mayor’ Dina Grilo, de East Newark – entre inúmeras outras entidades.
Destaque ainda para a delegação de autarcas do Minho e Ribatejo oriundos de Portugal, a que se juntou uma banda de Ferreira de Zêrere.
“Uma portugalidade extraordinária que aqui se vive, um amor e uma dedicação à nossa cultura, aos nossos costumes, às nossas tradições que lhe digo já: em Portugal isto não se vê”, afirmou o secretário de Estado José Cesário, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “É que não se vê mesmo!”
O longo cortejo levou mais de três horas a percorrer a Ferry Street das 5 Esquinas ao parque Peter Francisco, com dezenas de representações e carros alegóricos de clubes, associações, escolas, entidades privadas e outras.
Note-se ainda que o empresário de panificação Carlos Vieira envergou a faixa de Grand Marshal, enquanto que o ex-líder sindical Tony Oliveira foi Home do Ano; António Matinho, proprietário do jornal LUSO-AMERICANO, levou a correspondente ao prémio de Serviço Público; Isabel Costa ficou com o prémio de “Lifetime Achievement” e Alex Fontes, do restaurante
“Coimbra”, o de Estabelecimento do Ano. A Aluna do Ano (do Liceu East Side) foi Maria Beatriz Almeida.
A comissão presidida por Fernando Grilo e composta por cerca de uma dezena de voluntários está de parabéns e merece aplausos.