FLÓRIDA | Em St. Petersburg, longe da pátria mas com Portugal no coração
A Portuguese-American Suncoast Association (PASA) celebrou o Dia de Portugal a 15 Junho, com a casa cheia. Na ausência do presidente John Martins, a esposa Rose fez a abertura do evento, seguida pelo apresentador, Ted Tomás. As celebrações iniciaram com a cerimónia das bandeiras, dentro do salão após tempo inconstante e de temperaturas extremas.
Do palco, as crianças abanavam as mini-bandeiras observando o processar das duas bandeiras americana e portuguesa, honrosamente carregadas pelo jovem Tyler Teixeira e por João Queimado, respectivamente.
O jantar foi confeccionado com sucesso por uma nova equipa de voluntários, Rui e Kes Correia e Jorge e Natália Marques, sob supervisão dos veteranos John e Fátima Teixeira.
Após o jantar, o convidado de honra, representante da embaixada de Portugal e técnico do ramo consular na Flórida, João Queimado, dirigiu-se humildemente nesta sua última apresentação pública com gratidão à assembleia que se expressou calorosamente, informando dos planos a curto prazo em continuar a sua carreira no ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa.
Também convidado de honra, Ilídio Pereira manifestou o seu apreço por estar presente,como amigo da PASA e como director do PALCUS na Flórida, relembrando o papel desta organização a nível nacional.
A Rosa Maria Vitória teve a oportunidade de apresentar a variedade de serviços legais que a sua firma oferece, suplementares aos do consulado, tanto a cidadãos portugueses como de outros países com interesses em Portugal.
Seguiu-se a apresentação da bolsa de Estudo pela comité ao jovem Tyler Teixeira, realçando o desempenho louvável a nível académico e actividades extra-curriculares (reportagem em edição futura).
O jovem DJ Robert Gonçalves atraiu pessoas à pista de baile e cativou os convivas com a sua crescente habilidade animadora e domínio da língua portuguesa. A actuação espectacular do Rancho Folclórico de Palm Coast, “Corações de Portugal”, provou ser a parte mais intensa e antecipada das festividades, colando sorrisos na plateia maravilhada pelo talento, destreza e sincronização, variedade de instrumentos, selecção de números, inclusive “O Emigrante”. Como habitualmente, o rancho fez o percurso de autocarro numa viagem de aproximadamente quatro horas para cada lado. No entanto, uma avaria no sistema de arrefecimento não deteve a determinação deste grupo tão dedicado.
Após a cerimonia da fita, confeccionada pela Deolinda Grasso e apresentada por Cristiane da Silva, a PASA, em cumplicidade com o rancho, surpreendeu João Queimado com uma homenagem que constou de um poema sobre o espírito português, e um certificado de agradecimento.
Seguidamente, e de improviso, a Simone Castro interpretou dois fados, que deixaram os convivas na expectativa de uma futura actuação.
.Uma exibição de arte por seis artistas, incluindo o Sr João Teixeira e os netos, completaram o quadro das memoráveis celebrações do Dia de Portugal.