EUROPEU 2024: Portugal fecha grupo com ‘poupanças’
Portugal, já com o apuramento e o primeiro lugar garantido, fecha hoje o Grupo F do Euro-2024 de futebol frente à Geórgia, numa partida em que o seleccionador Roberto Martínez deverá poupar vários jogadores, incluindo Pepe e Ronaldo.
Após o triunfo de sábado sobre a Turquia (3-0), na segunda jornada, em Dortmund, Martínez anunciou logo que, com tudo decidido no agrupamento para o lado luso, iria fazer alterações para o jogo com os georgianos, que, por seu lado, viajam para a Gelsenkirchen ainda com possibilidades de apuramento.
Por isso, é expectável que Pepe, de 41 anos, e Cristiano Ronaldo, de 39, ambos titulares nos primeiros dois encontros, tenham direito a descanso, assim como João Palhinha, que está em risco de falhar os oitavos de final, caso veja um cartão amarelo.
Francisco Conceição, o ‘herói’ do triunfo sobre a República Checa (2-1) na estreia, seria à partida forte hipótese para integrar o ‘onze’, mas também já viu um cartão amarelo e um segundo afasta o extremo do jogo dos ‘oitavos’, que será no dia 1 de Julho em Frankfurt, ainda com adversário a designar (será um dos melhores terceiros classificados do Grupo A, B ou C).
Baixa certa perante a Geórgia, por castigo, é Rafael Leão, que viu dois amarelos nos dois primeiros jogos, ambos por tentativa de enganar o árbitro.
Bruno Fernandes e Bernardo Silva também poderão ser poupados, enquanto Danilo, Matheus Nunes, João Félix e Gonçalo Ramos, todos ainda sem qualquer minuto neste Europeu, irão ter oportunidade de se mostrar na Alemanha.
Também na baliza, Martínez poderá dar oportunidade a José Sá ou até a Rui Patrício.
Em caso de triunfo, Portugal completa pela segunda vez na sua história uma fase de grupos de um Europeu totalmente vitoriosa, repetindo o sucesso do Euro2000, em nove participações.
Este será o primeiro jogo oficial entre Portugal e Geórgia, duas nações que apenas se encontraram uma vez, num particular em 2008, em Viseu, que a selecção nacional venceu por 2-0.
Na preparação para o Euro2008, com Luiz Felipe Scolari no comando, João Moutinho e Simão Sabrosa fizeram os golos, numa partida em que Pepe e Cristiano Ronaldo foram titulares e Rui Patrício foi suplente.
Nesse jogo estiveram também Ricardo e Ricardo Carvalho, actualmente adjuntos de Martínez na equipa técnica da equipa das ‘quinas’.
Já a Geórgia, a viver o seu primeiro Europeu, chega à terceira e decisiva ronda com apenas um ponto e precisa de vencer Portugal para alcançar uma surpreendente presença nos oitavos de final.
No primeiro jogo, os georgianos perderam frente à Turquia (3-1), seguindo-se um empate com a República Checa (1-1).
O Geórgia-Portugal está agendado para 3:00 pm da Costa Leste dos EUA, na Veltins Arena.