10 “pilares” de Milei para a prosperidade da Argentina
O Presidente argentino detalhou a sua visão sobre os dez pontos do ‘Pacto de Maio’ que assinou com 18 governantes, visando um consenso da classe política em torno da base para transformar a matriz económica do país, que se encontra em profunda crise.
Os pontos vão desde compromissos com o equilíbrio orçamental e com a redução de gastos públicos, até um conjunto de reformas como a tributária, laboral, segurança social, passando ainda pela abertura comercial do país e pelo corte na burocracia que trava o crescimento económico.
Uma educação útil e moderna, com uma alfabetização plena e sem abandono escolar; a exploração dos recursos naturais, e inviabilidade da propriedade privada, também fazem parte da lista extensa.
No que toca à propriedade, Milei considera ainda que “quando um político confisca o fruto do trabalho do individuo através de impostos, ele está a confiscar o seu tempo, o seu sacrifício e a sua liberdade”.
O Pacto visa um consenso político capaz de colocar o país no caminho de reformas económicas que tornem os dez pontos uma realidade, apesar da minoria parlamentar de Javier Milei e de um número significativo de opositores.