DOS “PASTÉIS DE BELÉM” DE LISBOA À “CANELA CAFÉ & BAKERY”, NO IRONBOUND: A APOSTA NO TRADICIONAL

Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

Aos 9 anos de idade, deixando Arganil para trás à procura da prosperidade na Grande Lisboa, António Silva já andava pelos bastidores de um dos destinos mais procurados de Portugal para quem se delicia com pastéis de nata: o espaço Pastéis de Belém, na baixa da capital.

Hoje, seis décadas depois, o chefe de pastelaria que aprendeu com a experiência não tem dúvidas de que “o pastel de nata talvez seja o pastel mais conhecido do mundo” – afirmação que atira com toda a autoridade, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Até os chineses já o fazem aqui na América – pela influência que deixámos na Ásia. E os congelados chegam a muitas das grandes superfícies do país”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O chefe António Silva e a esposa Ana da Silva no interior da sua pastelaria-café

Também conhecido por Chefe Silva, o mestre de pastelaria sabe uma ou outra coisa sobre a arte de fazer pastéis de nata. Afinal, o próprio portal norte-americano 

https://eatingtheworld.net não teve dúvidas em afirmar, há uns anos, que, dos fornos da ‘Canela Café & Bakery’, no 180 da Wilson Avenue, saem os melhores pastéis de nata de Newark!

Foi por influência da avó e do pai que abraçou o ofício aos 9 anos. Seria uma carreira para a vida! Hoje, aos 68, continua ao leme do estabelecimento que montou em 2014 no Ironbound, especializado no pastel de nata, e onde, aos domingos, chega a vender 600 unidades da apetecível guloseima.

Na ‘Canela Café & Bakery’ “é tudo de fabrico caseiro, seja doce ou salgado”, vai avisando. “Temos do mais tradicional doce português – o doce de amêndoa, o pastel de côco, o croissant, a bola de Berlim, o pão de leite – a outras adaptações que vamos fazendo a pensar também na nossa clientela não-portuguesa”, explica.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da ‘Canela Café & Bakera’, no Ironbound

Sobre o ‘seu’ pastel de nata, clarifica: “o pastel de nata é português, a receita americana, que tenho vindo a desenvolver ao longo destes anos”.

Na ‘Coutinho’s’, por exemplo, por cuja cozinha também passou, chegou a fazer o pastel de natal com chocolate, que agora também reproduz no ‘Canela’ – “com chocolate belga e servido quente”. Depois tem o tradicional e ainda o pastel de nata com sabor a café, “que atrai até clientela vinda de Connecticut e Nova Iorque”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Mais uma fornada de pastéis para o forno…

Para o chefe Silva, o pastel de nata tem de ser “cremoso, quentinho e crocante, a sair do forno”. É assim que o serve na ‘Canela Café & Bakery’. “Sou contra a pastelaria congelada e a massificação do pastel de nata, é isso que o destrói – muito embora reconheça que seja a única maneira de o tornar conhecido. O verdadeiro pastel de nata é aquele que é feito, cozido, espera vir à temperatura ambiente e que se come de seguida”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Pastéis de nata tradicionais e com sabor a café na ‘Canela Café & Bakery’

Daí não se espere encontrar os pastéis de nata da ‘Canela’ em prateleiras que não sejam as do estabelecimento onde são confeccionados – “não os distribuímos para lado algum” -, embora aceite encomendas e até esteja a pensar na criação de uma loja online (“mas será acabado de fazer, embala e vai embora”).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Um pastel e um café: a fórmula para se estar ‘perto’de Portugal

A ‘Canela Café & Bakery’ abre de segunda-feira a sábado, das 4:00 AM às 5:00 da tarde; nos meses de primavera e verão, faz uma excepção e funciona também aos domingos, das 6:00 AM ao meio-dia, “justamente por causa do pastel de natas”.

🇵🇹CANELA CAFÉ & BAKERY | Onde fica?

180 Wilson Avenue, Newark, NJ 07105

☎️(862) 763-9008