EXCLUSIVO: JANTAR EM HONRA DO PRESIDENTE JOE BIDEN EM NEW JERSEY TEVE TOQUE PORTUGUÊS
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Um vinho Madeira de 50 anos, com rótulo da histórica marca Henriques & Henriques, fez parte do menu do jantar que o Governador Phil Murphy, de New Jersey, e sua mulher, Tammy Murphy, ofereceram ao Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, no passado dia 29 de Junho – soube o jornal LUSO-AMERICANO de fonte fidedigna.
O evento, onde estiveram cerca de 50 convidados, decorreu na residência oficial do casal Murphy, em Middletown, com a participação ainda da 1.ª dama norte-americana, Jill Biden, e das netas do Presidente.
O 46.º Presidente dos Estados Unidos aterrou na Base Aérea de McGuire-Dix-Lakehurst e apanhou de seguida o helicóptero ‘Marine One’ rumo ao Forte Monmouth, em Eatontown, de onde a comitiva presidencial seguiu para a casa dos Murphy.
Um vinho Madeira de 50 anos, com rótulo da histórica marca Henriques & Henriques, fez parte do menu do jantar que o Governador Phil Murphy, de New Jersey, e sua mulher, Tammy Murphy, ofereceram ao Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, no passado dia 29 de Junho – soube o jornal LUSO-AMERICANO
A refeição decorreu numa tenda instalada na varanda da parte de trás do palacete, com vista para o rio Navesink, onde, no final, Tammy Murphy anunciou ter sido angariada a soma de $3,7 milhões de dólares para a reeleição de Joe Biden.
As dezenas de convidados brindaram no final da refeição, durante a sobremesa, com um vinho Madeira 50 anos Tinta Negra – da Henriques & Henriques, com cálices do grupo português ‘O Valor do Tempo’ (que fez a oferta do vinho e que marca presença nos EUA com uma loja icónica em Times Square desde há um ano).
Esta foi a segunda vez que o casal Murphy abriu as portas de sua casa em NJ, nos últimos anos, para um evento de angariação de fundos para a campanha de Joe Biden, tendo a outra ocorrido há dois anos com a presença do rocker Bon Jovi
“Ao trazer para este evento o Vinho da Madeira, o grupo ‘O Valor do Tempo’ reafirma a sua missão em solo americano desde que ali colocou uma bandeira portuguesa em Agosto do ano passado, com a loja ‘The Fantastic World of the Portuguese Sardine’ em Times Square, Nova Iorque: reforçar o passado histórico e cultural entre os dois países, antecipando as grandes comemorações dos 250 anos da Declaração da Independência”, afirma o empreendedor António Quaresma, que dirige o grupo, em declarações prestadas ao nosso jornal. “Com este acto simbólico, o grupo ‘O Valor do Tempo’ convida todos os americanos para um brinde à liberdade com um cálice de vinho da Madeira, celebrando a mais importante efeméride nacional, agora ainda mais vincada pela sua ligação a Portugal”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O empreendedor António Quaresma, à direita, fundador do grupo ‘O Valor do Tempo’, cumprimenta o Governador Phil Murphy na recepção de 10 de Junho em Manhattan
Quaresma acrescenta: “a Independência dos Estados Unidos da América foi declarada a 4 de Julho de 1776, uma conquista que viria a tornar o país como a primeira nação independente do continente americano, tendo Portugal sido o primeiro país a reconhecer a sua independência. A Declaração da Independência, assinada por Thomas Jefferson, John Adams e Benjamin Franklin, foi justamente selada com um brinde feito com Vinho da Madeira, especialmente seleccionado por simbolizar a liberdade e a democracia, considerando ser um vinho caro e de raro acesso na época e por isso carregado de simbolismo”.
De salientar que o próprio Presidente Joe Biden, ao declarar este ano oficialmente Junho como ‘Mês da Herança Portuguesa’, se referiu a essa nota histórica.
O portal da Henriques & Henriques descreve o Tinta Negra como sendo um “vinho doce bem equilibrado, elegante e de grande qualidade. Na boca apresenta boa concentração a frutos cristalizados, passas monukka pretas, caramelo e melaço com boa acidez. Bem representativo das características desta casta”.
Lembre-se que o Governador Phil Murphy tem ligações próximas à comunidade lusa de New Jersey por via da sua assistente pessoal, Ivone Silva.
Acredita-se que a Henriques & Henriques tenha um longo historial a recuar até ao ano de 1425, quando o Infante D. Henriques terá mandado plantar as primeiras vinhas na Madeira; no entanto, a marca propriamente dita surge em 1850 e só em 1925 dá início à exportação de Vinho Madeira com uvas totalmente produzidas por si. Nos dias que correm, a Henriques & Henriques é detentora da maior vinha na ilha da Madeira – os 10 hectares que compõem a Quinta Grande.
Esta foi a segunda vez que o casal Murphy abriu as portas de sua casa em NJ, nos últimos anos, para um evento de angariação de fundos para a campanha de Joe Biden, tendo a outra ocorrido há dois anos com a presença do rocker Bon Jovi.