Alterações no projecto de expansão doNJ Turnpike causam controvérsia e protestos
O plano de expansão em grande escala do NJ Turnpike no norte de New Jersey vai avançar, mas não primeiro sem gerar um pouco de polémica e iniciar protestos.
A New Jersey Turnpike Auhtority planeia gastar $10.7 biliões na reconstrução do troço de 8.1 milhas da extensão 1-78 Turnpike, duplicando o número vias na Baía de Newark, de Bayonne e Jersey City até ao Túnel Holland.
O plano foi apelidado de “Programa de Melhorias de Expansão da Baía de Newark-Condado de Hudson”. Nenhum dólar proveniente de impostos municipais, de condado, estaduais ou federais será utilizado para financiar este projecto, que será antes pago com receitas provenientes
Entre as razões apresentadas para a sua realização, a autoridade apresenta: melhoria da segurança e fluidez do transito, evitando congestionamentos; e impulsionamento do crescimento do sistema portuário próximo, que é um dos mais movimento do país. As autoridades estimam que sejam criados 25 mil empregos com a realização do projecto.
No entanto, os críticos mostram-se descontentes alegando que será aumentada a poluição em várias comunidades já sobrecarregadas, muitas das quais são de cor e classes trabalhadoras. Outros que outrora foram defensores também confessam que este será um mau investimento, já que nos encontramos num momento em que o transporte público deve ser a principal prioridade.
Os activistas continuaram a mostrar o seu descontento contra a proposta esta terça-feira, tendo-se reunido em Jersey City para demandar que o Governador Phil Murphy impeça a medida de avança.
“A expansão da Newark Bay Bridge classifica-se nacionalmente como uma das obras mais caras e sem nexo do país” disse Doug O’Malley, director da Environment New Jersey.
“Junto com a expansão da Extensão Turnpike, este é um projecto do século passado… mas com um preço de $11 bilhões”, continuou. “A solução para a nossa crise no secto dos transportes não é ampliar as rodovias nas nossas cidades – é investir de forma massiva nos transportes e usar os dólares da NJTA para investir no NJ Transit, para o bem dos seus passageiros e motoristas”.