NEWARK, NJ | Vereador exige investigação depois de jogo transformar Estádio Eddie Moraes numa lixeira a céu aberto

O vereador do Bairro Leste, Michael Silva, está à procura de respostas para o ocorrido, no dia 11 de Julho, após a realização de um jogo de futebol no Eddie Moraes Stadium.

Confrontos e pilhas de lixo foram deixadas para trás, fazendo com que a cidade cancelasse a realização de um segundo jogo, que aconteceria sob a orientação do mesmo organizador.

Segundo o mesmo, as primeiras queixas relativas aos confrontos que exigiram a intervenção da polícia local, começaram a surgir através de chamadas telefónicas, perto das 9:00PM. Em um vídeo partilhado na rede social Instagram, podem ser ouvidos gritos, vistos confrontos e ainda um segurança (identificado pelo colete utilizado) a intervir.

O vereador revelou, esta segunda-feira, que pretende abrir uma investigação para apurar o que aconteceu naquele dia. “Quero saber quem no gabinete do ‘mayor’ autorizou a concessão da licença. Quero saber como este evento foi capaz de acontecer, com crianças no campo e nas instalações, enquanto era permitido servir e vender álcool”, elaborou.

Durante e após o evento de dia 11 de Julho, a polícia de Newark emitiu cerca de 11 intimações por violações de medidas aplicadas pela cidade em relação à venda de alimentos e álcool sem licença, ao consumo de bebidas alcoólicas em público e violações de trânsito, revelou o director de Segurança Pública da cidade, Fritz Fragé, num comunicado emitido na terça-feira.

Nenhuma detenção foi feita, revelou ainda o mesmo.

As autoridades não revelaram quem foi o responsável por organizar o evento.

Michael Silva agradeceu ao gabinete do Presidente da Câmara – Ras J. Baraka – por cancelar um segundo evento também de futebol, que seria realizado pelo mesmo organizador não identificado, agendado para a noite de domingo.

No entanto, disse que deveria ter sido informado com antecedência sobre o sucedido, e não através de inúmeras chamadas telefónicas de residentes daquela zona da cidade.

“Infelizmente, e em última análise, sou responsável pelo que acontece no meu bairro e não ser avisado de um jogo ou qualquer situação a decorrer, é um insulto para mim e é um insulto à comunidade do Bairro Leste”, disse.

Susan Carofalo, porta-voz do gabinete do Presidente da Câmara de Newark, disse que foram obtidas licenças adequadas para o evento em questão.

“Embora nos esforcemos para providenciar um ambiente seguro e divertido para a realização de actividades comunitárias, não podemos controlar os comportamentos dos indivíduos”, disse Garofalo através de um comunicado divulgado.

“Em resposta aos incidentes que ocorreram, o departamento de Segurança Pública da cidade agiu de forma rápida e adequada. Todos os eventos futuros do mesmo grupo organizador foram cancelados”, acrescentou a mesma responsável.