TRAGÉDIA EM INGLATERRA: Menina portuguesa de nove anos morta por esfaqueamento
Uma das crianças mortas no ataque de segunda-feira em Southport, no Reino Unido, tem nacionalidade portuguesa, revelou o secretário de Estado das Comunidades.
José Cesário acrescentou que o cônsul-geral de Portugal em Manchester já falou com uma tia da criança e que os pais “estão em estado de choque e incontactáveis”.
O governante adiantou que os pais são originários da Região Autónoma da Madeira.
A criança portuguesa, que nasceu em 15 de Outubro de 2014, está inscrita no Consulado de Portugal em Manchester.
A polícia britânica confirmou ontem que o ataque, perpetrado por um jovem de 17 anos, já detido, provocou a morte de três crianças – além da portuguesa, de nove anos, as outras têm seis e sete anos.
Outros oito menores ficaram feridos no ataque, dois dos quais em estado grave, bem como dois adultos, que também se encontram hospitalizados em estado grave.
As crianças estariam a participar num evento numa escola de dança inspirado pela artista norte-americana Taylor Swift quando o suspeito entrou armado com uma faca e começou a atacar as crianças.
Segundo a polícia, os adultos terão sido feridos a tentar proteger “corajosamente” as crianças do ataque.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já apresentou “condolências” às famílias das vítimas.
“Foi com profunda consternação que tive conhecimento do indescritível ataque ocorrido ontem em Southport, no Reino Unido”, começa por dizer Montenegro numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
Neste sentido, Monte-negro apresenta as “mais sentidas condolências” aos familiares das vítimas, ao governo e ao povo britânicos “em no-me pessoal, do Governo de Portugal e do povo português”.
Também o Governo Regional da Madeira lamentou hoje a morte de uma menina de nove anos, manifestando disponibilidade para dar apoio dentro das suas competências.
Na nota divulgada, o Governo da Madeira informa estar “totalmente disponível para actuar e dar apoio, dentro daquelas que são as competências da região”.
Por último, a cantora norte-americana Taylor Swift escreveu na sua página na rede social Instagram: “O horror do ataque de ontem em Southport continua a dominar-me e estou completamente em choque… A perda de vidas e o trauma horrível que causa em todos o que lá estavam e as suas famílias. Eram apenas crianças numa aula de dança…”.