BENFICA RECORDA ERIKSSON: Um treinador ‘à frente do seu tempo’
O Benfica lamentou segunda-feira a morte do seu antigo treinador Sven-Goran-Eriksson, aos 76 anos, recordando-o como um exemplo de “elegância, educação e urbanidade”, além de um técnico “revolucionário” e “à frente no seu tempo”.
“Muito para além dos títulos, a marca de Eriksson no futebol português foi a de um revolucionário, de um treinador à frente no seu tempo. No plano social, destacou-se sempre pela elegância, educação e urbanidade. Um treinador e um homem verdadeiramente à Benfica”, reagiu o clube da Luz, em nota divulgada no seu site oficial.
O emblema lisboeta lembra o sueco como “um dos mais icónicos e reconhecidos treinadores” que passaram pela Luz, salientando: “Sven-Göran Eriksson, um nome que une várias gerações de Benfiquistas que, juntos, nunca permitirão que seja esquecido”.
Eriksson morreu segunda-feira em casa, aos 76 anos, depois de uma luta contra um cancro no pâncreas, informou a fa-mília do antigo treinador, em comunicado.
Notabilizou-se enquanto treinador ao serviço do Gotemburgo, o que o conduziu ao Benfica em 1982/83, mantendo-se por duas épocas na Luz, antes de regressar em 1989, para mais três temporadas pelas ‘águias’.
No Benfica, o treinador, trazido pelo empresário Borge Lantz, após a conquista da Taça UEFA com o Gotemburgo, revolucionou o futebol dos ‘encarnados’, com ideias inovadoras à época, e conduziu a equipa a três campeonatos (1982/83, 1983/84 e 1990/91), a uma Supertaça (1989/90) e a uma Taça de Portugal (19-82/83).
Eriksson liderou também as ‘águias’ na final da Taça UEFA de 1982 /83, perdida para o An-derlecht, em eliminatória a duas mãos, e na final da Liga dos Campeões de 1989/90, em que perdeu com o AC Milan (1-0), em Viena.
Os resultados na primeira passagem pelo Benfica levaram o treinador a ser cobiçado na Europa, levando-o em períodos distintos à Série A, como treinador da Roma, Fiorentina, Sampdoria e Lazio.
Mais tarde, desempenhou funções de seleccionador de Inglaterra, México, Costa do Marfim e Filipinas, mas também foi treinador do Manchester City, Notts County, Leicester, Shanghai SIPG, Guangzhou, entre outros.