Coreia de Norte testa novos drones explosivos
O líder da Coreia do Norte acompanhou uma demonstração de novos drones explosivos, noticiou a imprensa estatal norte-coreana, em um momento em que os exércitos do Sul e dos EUA conduzem exercícios militares e ambos os países encontram se numa corrida ao armamento.
De acordo com a agência de notícias estatal KCNA, Kim Jong-un prometeu estimular o desenvolvimento destes drones, para aumentar a prontidão de guerra do exército da Coreia do Norte.
Fotos divulgadas pela KCNA mostraram um drone branco, com caudas e asas em forma de X, a colidir e alegadamente a destruir um alvo semelhante ao K-2, o principal carro de combate da Coreia do Sul, num teste que terá decorrido no sábado.
A maioria dos drones de combate distanciam-se dos alvos e atacam com mísseis.
A KCNA disse que o teste envolveu vários tipos de drones desenhados para voar diferentes distâncias e atacar alvos inimigos em terra ou no mar. A agência referiu que os drones voaram ao longo de várias rotas antes de atingirem com precisão os alvos.
Kim Jong-un destacou que as tendências globais em tecnologias militares e no combate moderno evidenciam a crescente importância dos drones na guerra. Afirmou que as forças armadas da Coreia do Norte devem ser equipadas com drones avançados “o mais cedo possível”.
O líder norte-coreano também fez um apelo para o desenvolvimento e produção acelerada de diversos sistemas, incluindo drones explosivos para uso por unidades de infantaria e operações especiais, drones de reconhecimento e ataque multifuncionais, além de drones subaquáticos, conforme relatado pela KCNA.