Comunidade portuguesa celebrou o 46.º aniversário da Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem
No passado dia 1 de Setembro (domingo à noite), caiu o pano sobre as festividades da comemoração dos 46 anos da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem na cidade de Newark. Festa muito esperada e acarinhada pelos paroquianos e amigos, aconteceu durante o último fim-de-semana de Agosto, culminando os festejos no domingo com a missa solene às 11h30 da manhã, seguida da procissão às 3h00 da tarde.
Como de habitual uma festa pautada pela sintonia perfeita entre o sagrado e espiritual e a animação cultural e muito convívio entre familiares, amigos e gerações de emigrantes portugueses e não tão. Nascida no seio da comunidade portuguesa devota de Nossa Senhora da Boa Viagem, a festa acolhe também moradores e visitantes da cidade de Newark de outras nacionalidades e origens.
A preparação espiritual começou com o tríduo desde quinta-feira à noite, dia 29 até sábado dia 31 de Agosto, orientada pelo padre Leandro da Câmara, que de modo especial pregou com entusiasmo sobre o amor de Maria e seu amparo nessa viagem terrena.
A missa solene concelebrada pelo padre Antonio Ferreira, Pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e padre Leandro da Câmara realizou-se no domingo com a presença de muitos devotos que todos os anos prestigiam esta festa com a sua amorosa presença. Durante a homilia, o padre Leandro enfatizou a importância do “amor autêntico que um verdadeiro cristão deve viver sua religiosidade, não superficialmente, mas de dentro para fora, emanando o aroma de Cristo por onde passar neste mundo”. “Uma vida perfeita aos olhos dos outros, com um coração corrompido não é digna de um cristão”, referiu igualmente.
As ruas de Ironbound voltaram a receber a tradicional profissão, com clara demonstração da devoção a vários santos, com destaque para Nossa Senhora da Boa Viagem e como sempre acompanhada pela banda musical da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
A festa fez-se também no parque da igreja com muita música e animação a cargo de nomes já bem conhecidos, “Polly e Juliana Vitor”, Dj “Bruno Silva” e a sempre esperada actuação do Grupo de Bombos “Os Rouxinois” da Casa do Minho, que actuaram na noite de sexta-feira.
As noites foram de música portuguesa, o que levou alguns a se aventurarem nuns pés de dança e aqui e ali outros se arriscavam a cantar.
Tudo esse ambiente foi recheado com os sabores e gostos bem portugueses, como febras, churrasco, sardinhas, broa, farturas e bebidas igualmente típicas.
O bazar fez de novo grande sucesso e recebeu muitos visitantes que tentaram a sorte para ganhar um dos muitos produtos e objetos expostos, a maioria doada por paroquianos, amigos e benfeitores da paroquia.
Os responsáveis pela festa, Agostinho e Laura Martins, mostraram-se mais uma vez muito satisfeitos no final, manifestando o seu agradecimento a todos os que contribuíram para o grande sucesso desta edição. Apesar do cansaço evidente, o resultado é sempre o que N. Sr. da Boa Viagem merece e é evidente que o carinho e a dedicação a esta festa são genuínos e perdurarão por muitos anos. Fizeram questão de referir que esta festa só é possível graças à colaboração de empresas privadas, particulares, paroquianos, amigos e benfeitores e claro do grupo de voluntários que todos os anos dedicam incansavelmente o seu tempo durante os meses que antecedem a festa e durante a mesma.
Foi também feito um apelo a todos aqueles que queiram colaborar com a comissão organizadora desta tradicional e grandiosa celebração, uma vez que a preparação da próxima já está a ser pensada.