DOCUMENTÁRIO DE IRMÃS LUSO-AMERICANAS DE NEW JERSEY COM ESTREIA MUNDIAL NA 1.ª EDIÇÃO DO TRIBECA FESTIVAL LISBOA 

Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

Quando a pioneira edição do Tribeca Festival Lisboa arrancar, a 18 deste mês de Outubro, as irmãs luso-americanas Karlee e Marlee Rodrigues, do estado de New Jersey, estarão lado a lado com algumas das maiores estrelas mundiais do cinema (de Robert De Niro, a Whoopi Goldberg, Patty Jenkins, Griffin Dunne e Chazz Palminteri). E tudo porque a primeira edição do certame acolherá a estreia mundial do documentário “Os Sonhos Continuam”, que as cineastas realizam a quatro mãos.

A seguir às duas projecções da obra com 24 minutos, no dia 18 de Outubro, às 18:10 e 19:05 (hora local), seguir-se-á uma sessão de pergunta e respostas com as irmãs Rodrigues no espaço Beato Innovation District, em Lisboa.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As irmãs Marlee e Karlee Rodrigues fotografadas em Tribeca (Nova Iorque) para o jornal LUSO-AMERICANO

Rodado entre Newark e Kearny, “Os Sonhos Continuam” é a primeira obra audio-visual que Karlee e Marlee realizam juntas para a sua produtora cinematográfica, a ‘Cinemanas [ http://www.cinemanas.com/about ]. Inspirado na longa trajectória de quatro décadas do Rancho Folclórico ‘Os Sonhos Continuam’, da Associação Cultural Portuguesa de Kearny, o documentário inclui filmagens do 40.º aniversário do grupo no Sport Club Português e o testemunho de integrantes como os próprios avós das cineastas.

“Sendo a nossa estreia a dois como realizadoras, este projecto é muito especial para nós”, afirma Marlee Rodrigues, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “A acrescentar a isto, claro, o facto de termos tido a oportunidade de entrevistar os nossos avós, que fizeram parte do rancho”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Karlee Rodrigues é cineasta e formou-se pela Columbia University

No fundo, acrescenta, “é uma verdadeira carta de amor à nossa família e a todos os ranchos folclóricos portugueses por essa América fora que vão preservando a nossa cultura”.

Marlee Rodrigues revela ainda que, entre as figuras entrevistadas para o documentário, consta o seu actual director, António Cardoso.

“Os Sonhos Continuam” foca-se ainda “nos elementos adultos do rancho que estiveram na festa dos 40 anos para um regresso às raízes, e quem, nessa noite, voltaram a dançar”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Marlee Rodrigues é cineasta e formou-se pela NYU

Tanto Karlee como Marlee nasceram em New Jersey, filhas dos emigrantes  Olga e António Rodrigues – naturais respectivamente de Arcos de Valdevez e Aveiro. Marlee formou-se em cinema e produção pela NYU e vive desde há alguns anos em Los Angeles; Karlee seguiu a mesma carreira, obtendo o seu canudo universitário pela Columbia, e mantendo-se em Nova Iorque. A ‘Cinemanas’ está associada a projectos como ‘Rua da Saudade (Memory Lane)’, ‘Little Miss Perfect’ e ‘Unnatural Selection’ – entre outros.

As irmãs ainda não cabem em si pelo facto de o seu documentário ter sido seleccionado para o Tribeca Festival Lisboa pelo produtor-executivo Tony Gonçalves. “Partilhá-lo com o mundo vai ser uma forma de honrar a nossa família”, nota Karlee Rodrigues. “E o Tribeca Festival Lisboa, que representa o encontro entre estes dois países de que fazemos parte, é o evento ideal para o fazer”.

A cineasta diz que os avós, agora radicados em Portugal, vão – tal como as irmãs – estar presentes à estreia do documentário em Lisboa.

O Tribeca Festival Lisboa decorre nos dias 18 e 19 deste mês de Outubro

“Vive-se o receio de que tudo isto, estas tradições culturais, possam um dia desaparecer”, alerta Marlee Rodrigues. “Por isso queremos que o documentário tenha também essa função de agente dinamizador junto das novas gerações”.

A terminar, Karlee assume que “ser portuguesa é parte integrante de mim. Descobri isso quando me mudei para Los Angeles, distanciando-me da comunidade. Ser portuguesa e americana, poder sentir-me parte dos dois mundos, é algo muito gratificante”.