FURACÃO MILTON. New Jersey foi um dos destinos de fuga para pessoas na Flórida
Um grande número de pessoas que se encontravam no estado da Flórida tentou escapar à chegada do Furacão Milton, deslocando-se para estados como New Jersey. Foram muitos os relatos compartilhados online do número de voos escassos e dos preços crescentes dos bilhetes.
A perigosa tempestade – que inicialmente oscilava entre um furacão de Categoria 4 e Categoria 5 – chegou a sol norte-americano na passada quarta-feira, tendo reduzido a sua intensidade mas deixando ainda um manto de inúmeros estragos.
Os meteorologistas e figuras políticas fizeram entoar inúmeras vezes alerta a todos os residentes e visitantes que se encontravam na rota do desastre.
Foi declarado estado de emergência em mais de 50 condados, e evacuações obrigatórias em várias zonas entraram em vigor logo na segunda-feira.
Como seria de se esperar, a chegada do furacão causou o caos nos aeroportos da Flórida. Alguns fecharão ou suspenderão as suas operações por precaução – incluindo os aeroportos de Tampa e Orlando – e outros monitoraram apenas a tempestade de forma a conseguirem tomar medidas, se necessário.
Mais de mil voos em todo o país foram cancelados, de acordo com o website Flightaware.com. Várias companhias aéreas permitiram aos seus que passageiros com destino à Flórida, alterem as suas passagens sem custo adicional, incluindo as empresas: American Airlines, Delta Air Lines, Southwest Airlines e United Airlines.
Muitos viajantes relataram que o processo de encontrar e garantir um bilhete de avião foi incrivelmente difícil na tentativa de fuga da Flórida para outros estados. Estes os destinos escolhidos estiveram New Jersey e a Pensilvânia.
Entre os fugitivos encontravam-se nativos do Garden State, que se encontravam de férias ou na universidade, quando os alertas de furacão começaram a ser divulgados. Moradores de Edison, Maplewood, Stewartsville e River Vale disseram ao canal News 12 New Jersey que conseguiram encontrar bilhetes mas apenas após uma luta intensa. Um passageiro declarou que seu voo custou cerca de $600, um grande salto em relação ao custo antes do início dos avisos. Alguns viajantes pagaram até seis vezes o preço médio, com preços ainda mais altos sendo relatados nas redes sociais.
O furacão Milton atravessou o estado da Flórida após duas semanas da passagem do anterior furacão Helene – que deixou este e outros vários estados do sudeste dos EUA frágeis, em ruínas e de luto por aqueles que nele perderam a vida.