Port Authority com planos de reconstruir e modernizar o Terminal B do Aeroporto de Newark

A Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey anunciou um grande plano para modernizar e melhorar o Aeroporto Internacional Newark Liberty.

O plano foi anunciado na manhã de quinta-feira, prevendo demolir o Terminal B e reconstruí-lo de raiz. Está a ser considerada a maior renovação de um aeroporto em Nova Jersey.

Tudo faz parte de um plano para acomodar o crescimento de passageiros com terminais mais modernos, a par da reconstrução do Aeroporto LaGuardia, do Aeroporto Internacional JFK e do novo Terminal A de Newark.

O Terminal A foi alvo de uma remodelação completa e foi reaberto no ano passado. As autoridades querem pegar no que lá fizeram e replicar com o Terminal B, construído em 1973.

Em 2023, mais de 49 milhões de passageiros viajaram pelo aeroporto, mas este enfrenta muitos desafios. É um dos aeroportos com mais atrasos do país, as suas estradas de acesso estão constantemente congestionada, é um local difícil de navegar, e a movimentação pelos terminais pode ser desagradável devido à falta de espaço e aos tetos baixos.

Os funcionários da Autoridade Portuária foram questionados se haveria cenários semelhantes que se desenrolaram quando o LaGuardia estava a ser transformado, onde os passageiros saíam dos carros para caminhar até aos terminais apenas para não perderem os voos.

“Aprendemos muitas lições no LaGuardia. Gostaria de salientar que, embora todos tenham esta imagem plantada na mente, aconteceu no início do primeiro Verão e uma coisa que se aprendeu é que é preciso planear os picos de afluência, por isso não há dúvida de que as lições aprendidas no LaGuardia e no JFK permitir-nos-ão lidar com o processo de construção para gerir o tráfego e evitar que qualquer passageiro tenha de sair dos seus carros”, disse o Director Executivo da Autoridade Portuária, Rick Cotton.

Alguns dos elementos a longo prazo do Plano de Visão EWR incluem também a expansão do estacionamento, a criação de uma rede de taxiways mais eficiente e resiliente, a simplificação do acesso ao AirTrain e, no futuro, a possibilidade de ter apenas um terminal .

“O Aeroporto de Newark Liberty serve de porta de entrada para milhões de passageiros, oferecendo-lhes as primeiras boas-vindas ao grande estado de New Jersey”, disse o governador Phil Murphy. “O plano EWR Vision solidificará o estatuto do Newark Liberty como um importante centro de transportes regional e internacional. Esta transformação não só melhorará o serviço de passageiros, como também reforçará o papel do aeroporto como um importante motor económico para Nova Jérsia e região circundante. “

Neste momento não há prazo nem preço para o plano de remodelação.