INGLATERRA: Thomas Tuchel é o novo seleccionador
O alemão Thomas Tuchel vai assumir o cargo de seleccionador inglês de futebol em Janeiro, com o objectivo de levar o conjunto dos ‘três leões’ ao Mundial2026, anunciou a Federação Inglesa (FA).
A FA assume que Tuchel foi “o candidato ideal” para assumir o cargo, num processo de escolha que começou em Julho, depois de Gareth Southgate ter deixado o comando após a final do Euro2024, perdida para a Espanha.
Ao seu lado, a partir de Janeiro, Tuchel vai ter o inglês Anthony Barry, até agora adjunto da selecção portuguesa, à qual chegou com o actual seleccionador luso, o espanhol Roberto Martínez, com quem já tinha trabalhado na Bélgica.
Tuchel será o terceiro treinador estrangeiro na história da selecção de Inglaterra, depois do sueco Sven-Goran Eriksson e do italiano Fabio Capelo, sucedendo a Southgate, que, apesar de não ter ganhado qualquer título, foi um dos mais bem-sucedidos seleccionadores, com duas finais consecutivas de Europeus e uma meia-final do Mundial.
Tuchel, de 51 anos, já treinou, entre outros, Paris Saint-Germain, Bayern Munique e Chelsea, ao serviço do qual conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de clubes.
Entretanto, a imprensa inglesa revelou que Hilário, treinador de guarda-redes do Chelsea e antigo internacional português, vai juntar-se a Thomas Tuchel,.
Segundo o jornalista Nathan Gissing, o trabalho de Hilário nos três leões vai ser em ‘part-time’, ou seja, vai dividir funções entre a selecção inglesa e o Chelsea.